Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Espaço - Brasil no Espaço
Quarta-feira, 29 mar 2006 - 07h13

Contagem regressiva: o Brasil vai finalmente ao espaço !

Hoje, a partir das 23h30 (Hora de Brasília), o primeiro astronauta brasileiro parte rumo ao espaço.

Lançado do Centro Aeroespacial de Baikonur, no Casaquistão, a bordo de uma nave Soyuz TMA-8, o tenente Coronel Marcos Pontes parte em direção à Estação Espacial Intternacional, ISS, onde deverá permanecer por oito dias. Esta é 13ª expedição da ISS.

Durante sua jornada em direção à ISS, Pontes terá a companhia do comandante russo Pavel Vinogradov e do engenheiro de vôo norte-americano Jeffrey Williams, que permanecerão a bordo da estação, substituindo a equipe atual formada pelo russo Valeri Tokarev e seu colega americano William McArthur.

Tokarev e McArthur estão a bordo da ISS desde outubro de 2005 e retornarão à Terra a bordo de outra nave Soyuz, acoplada atualemente em um dos módulos da estação. Pontes retornará com eles.

Pontes, de 42 anos, leva consigo uma série de 8 experimentos científicos brasileiros e que deverá executar de acordo com as instruções passadas pelos responsáveis. Entre os experimentos, dois são de escolas do ensino médio e os outros seis de instituições de pesquisa brasileiras.

Durante a sua permanência na estação espacial, Pontes realizará três eventos em videoconferência.

A missão, batizada de "Centenário", é uma homenagem aos cem anos do vôo do 14 Bis de Santos Dumont, ocorrido em Paris em 1906.


Boletim
De acordo com o Status Report SS06-012, divulgado nesta manhã pela NASA, os comandante Tokarev e McArthur já deslocaram sua nave Soyuz do módulo Zarya para o módulo Zvezda, já que usarão o mesmo veículo para retornar à Terra no dia 8 de Abril. Essa manobra é necessário para permitir o acoplamento da Soyuz com a atual equipe.

O boletim também confirma que Vinogradov e Williams deverão acoplar com a estação às 03h19 deste sábado.


Veja ao vivo
A partir das 23h00 desta quarta-feira, o Apolo11.com retransmite o lançamento através das imagens da NASA-TV. Na sexta-feira você poderá acompanhar todo o processo de acoplamento. Assistindo à NASA-TV diarimente você poderá ver diversos momentos deste vôo.
NASA-TV


Rastreie a Estação
Para quem gosta de rastrear satélites, o Apolo11.com também mantém uma página especial, onde além de poder acompanhar a posição atual da ISS, também mostra com antecedência quando ela passará próxima às capitais brasileiras. Sabendo isso você pode captar seus sinais e se o momento for adequado, poderá até mesmo vê-la !
Clique e saiba mais







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Dignidade não consiste em possuir honrarias, mas em merecê-las" - Aristóteles