Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Mudanças Climáticas
Segunda-feira, 25 jan 2010 - 10h02

2009 foi o ano mais quente no Hemisfério Sul desde 1880

A agência espacial americana (Nasa) confirmou através de seus registros, que o ano de 2009 foi o mais o quente da História no Hemisfério Sul desde a década de 1880, quando começaram as medições das temperaturas na Terra. As altas temperaturas registradas no ano passado só perdem para o ano de 2005.

Temperatura média no mundo
Clique para ampliar

Segundo dados da agência, a temperatura em 2009 foi 0,4°C superior ao dado mais antigo que os cientistas possuem. A Nasa acrescentou ainda que a década passada, 2000-2009, foi a mais quente desde 1880.

James Hansen, diretor do Instituto Goddard de Estudos Espaciais da Nasa (GISS) ressalta que o mais impressionante é a tendência de elevação das temperaturas no decorrer das últimas décadas.

"Há uma substancial variação ano a ano da temperatura global que é causada pelo ciclo tropical El Niño-La Niña. Quando medimos a temperatura média ao longo de cinco ou dez anos para minimizar essa variação, descobrimos que o aquecimento global continua inabalável", disse Hansen.

Desde 1880, a temperatura subiu 0,8º C na Terra e só nas últimas três décadas, a elevação foi de 0,2 graus.

Além dos fenômenos climáticos El Ninõ e La Ninã que interferem diretamente nas variações de temperatura e no regime de chuvas, os cientistas levam em conta outros fatores para a alteração das temperaturas na Terra, como variações na radiação solar e oscilações da temperatura do mar nos trópicos.

Calor recorde SP
Em novembro passado, informações obtidas junto ao Instituto Goddard de Estudos Espaciais da Nasa (GISS), órgão que estuda as mudanças climáticas em escala global, já indicavam dados estatísticos alarmantes sobre a cidade de São Paulo. A capital paulista registrou a maior temperatura média de novembro dos últimos 122 anos. De acordo com os dados, a temperatura média atingiu 24.1°C, o maior valor registrado para o mês de novembro desde 1887.


Arte: Gráfico mostra a anomalia térmica nos dois hemisférios, registrada desde 1880. A linha azul ponteada apresenta o valor constatado no hemisfério sul do planeta, com destaque para o pico verificado em 2009. Crédito:Nasa/GISS/Apolo11.com







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"As leis não são feitas para o homem bom" - Sócrates