Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Mudanças Climáticas
Terça-feira, 10 fev 2009 - 09h47

Cidades claras no combate ao aquecimento global

Uma campanha pelo branco e as cores claras nas grandes cidades do planeta. O cientista americano Hashem Akbari, do Lawrence Berkeley National Laboratory, na California, defende o uso desse recurso no processo de combate ao aquecimento global. Em Inglês, o programa foi batizado de “Cool Cities Program”.

Na idéia de Hashem Akbari, telhados de prédios com ar condicionado poderiam ser adaptados com materiais que reflitam luz economizando assim energia. Mesmo prédios que não utilizam ar condicionado se tornariam mais confortáveis. "Tudo isso foi provado a partir de simulação em computador”, afirmou o cientista.

"O Brasil é o país ideal para a adoção dessas medidas e espero recrutar São Paulo e Rio para aderir ao programa”, acrescentou Akbari. Telhados e calçadas mais adequadas poderiam motivar os cidadãos a caminhar mais e as temperaturas baixas resultariam na melhor qualidade do ar urbano.

Utilizando um princípio simples da Física de que cores escuras absorvem a luz do Sol e a devolvem em forma de energia térmica, Akbari fez um cálculo.

Hoje, cidades ocupam cerca de 2,4% das terras do planeta e metade disso está coberta por ruas e telhados. Se fosse possível cobrir essas superfícies com materiais de cores claras a quantidade de luz solar refletida pelo planeta aumentaria em 0,03%. Isso iria eliminar a produção de 44 bilhões de toneladas de carbono.

“Dez metros quadrados de telhados ou calçadas frescos cancelam o equivalente a emissões de uma tonelada de CO2”, concluiu Akbari.

Utópica ou não, o “Cool Cities Program” já gerou críticas. A idéia não elimina o aumento gigantesco nas emissões de carbono pelos habitantes do planeta.

Já para o cientista, a solução é perfeita. "Essa técnica, em particular, vem sendo usada, com resultados comprovados, por países mediterrâneos há milhares de anos", afirmou o cientista.

Foto: Para o cientista, a solução é perfeita e já vem sendo usada com resultados comprovados em diversas regiões do Mediterrâneo.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O segredo em negócios é saber alguma coisa que mais ninguém sabe." - Aristóteles Onassis