Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Mudanças Climáticas
Segunda-feira, 22 dez 2008 - 09h43

Nasa: estudo liga temperatura do mar a aumento de chuvas severas

Cientistas do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa apresentaram durante a reunião da União de Geofísica dos Estados Unidos, um estudo que relaciona o efeito estufa a tempestades severas nos trópicos.

O estudo foi baseado em cinco anos de análise de dados da sonda atmosférica infravermelha (Airs), a bordo do satélite Aqua.

Certos tipos de nuvens tropicais estão diretamente associadas a tempestades violentas, chuvas torrenciais e granizo. A sonda detecta cerca de 6 mil nuvens deste tipo por dia.

O pesquisador Hartmut Aumann e sua equipe encontraram uma forte relação entre a freqüência dessas nuvens tropicais e a temperatura média da superfície dos oceanos.

Para cada grau a mais na temperatura média do mar foi observador um aumento de 45% na freqüência de nuvens. Com esse raciocínio, os cientistas acreditam que a freqüência de tempestades deve aumentar 6% a cada dez anos.

Do outro lado, cientistas que criam modelos climáticos debatem o assunto e questionam se a freqüência das tempestades severas pode ou não aumentar com o aquecimento global. Segundo Aumann, seus resultados podem ajudar a aperfeiçoar os modelos de clima.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O acaso não existe; o que chamamos de acaso é o efeito de uma causa que não conhecemos" - Voltaire