Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Mudanças Climáticas
Quinta-feira, 3 dez 2009 - 12h12

Quanto custa para salvar o planeta Terra?

Um estudo encomendado pela organização britânica Friends of The Earth ao Instituto do Meio Ambiente de Estocolmo, calculou quanto se gastaria para reduzir a emissão de gases do efeito estufa em 40% numa projeção de 10 anos. Cada europeu pagaria em torno 2 euros por dia (ou 5 reais).


Clique para ampliar

Segundo os pesquisadores, toda a Europa deverá gastar em torno de 2 trilhões de euros, o correspondente a 2% do Produto Interno Bruto (PIB) acumulado durante a próxima década. O relatório sujere que para chegar a essa meta, a população teria de aceitar impostos mais altos, além de alterar o seu estilo de vida.

"Não se trata apenas do investimento, tem a ver também com mudanças no estilo de vida", afirmou o ativista Sonja Meister da Friends of The Earth.

Cada cidadão teria o comprometimento de economizar em transporte e no consumo de carne. De acordo com o relatório, primeiramente o deslocamento da população utilizando automóveis teria que representar apenas 43% das viagens, diante dos 75% atuais. Depois, cerca de 80% dos voos seriam trocados por transporte ferroviário, em trechos inferiores a mil quilômetros.

Se o empenho persistir, o corte nas emissões dos gases poluentes poderia chegar a 90% até 2050, diz o estudo.

Um outro investimento importante seria na geração de energia eólica que poderia ter sua capacidade ampliada de 3,3% para 22% em 2020 e até 55% em 2050, beneficiando o planeta.

A análise exclui o uso de energia nuclear ou qualquer tecnologia de captura e armazenamento de carbono.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"As leis não são feitas para o homem bom" - Sócrates