Segunda-feira, 25 jan 2010 - 10h02
2009 foi o ano mais quente no Hemisfério Sul desde 1880
A agência espacial americana (Nasa) confirmou através de seus registros, que o ano de 2009 foi o mais o quente da História no Hemisfério Sul desde a década de 1880, quando começaram as medições das temperaturas na Terra. As altas temperaturas registradas no ano passado só perdem para o ano de 2005.
![]() Clique para ampliar Segundo dados da agência, a temperatura em 2009 foi 0,4°C superior ao dado mais antigo que os cientistas possuem. A Nasa acrescentou ainda que a década passada, 2000-2009, foi a mais quente desde 1880. James Hansen, diretor do Instituto Goddard de Estudos Espaciais da Nasa (GISS) ressalta que o mais impressionante é a tendência de elevação das temperaturas no decorrer das últimas décadas.
"Há uma substancial variação ano a ano da temperatura global que é causada pelo ciclo tropical El Niño-La Niña. Quando medimos a temperatura média ao longo de cinco ou dez anos para minimizar essa variação, descobrimos que o aquecimento global continua inabalável", disse Hansen. Desde 1880, a temperatura subiu 0,8º C na Terra e só nas últimas três décadas, a elevação foi de 0,2 graus. Além dos fenômenos climáticos El Ninõ e La Ninã que interferem diretamente nas variações de temperatura e no regime de chuvas, os cientistas levam em conta outros fatores para a alteração das temperaturas na Terra, como variações na radiação solar e oscilações da temperatura do mar nos trópicos.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"É preciso reconhecer que entre os intelectuais, às vezes a gente encontra, a título excepcional, pessoas inteligentes" - Mikhail Bulgakov -