Segunda-feira, 10 ago 2009 - 09h42

70% do semi-árido da Paraíba enfrenta processo de desertificação

A desertificação avança sobre os nove Estados do Nordeste, em Minas Gerais e no Espírito Santo. Numa projeção do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU) o semi-árido brasileiro poderá transformar-se em semi-deserto até 2025, caso não haja um combate efetivo ao processo de desertificação.

Na Paraíba cerca de 70% do semi-árido já está enfrentando esse problema. O processo de desertificação no Estado é moderado a severo em terras do Cariri, Seridó e do Sertão. A previsão é que no futuro 36 milhões de pessoas sejam afetadas pelo problema.

Um seminário realizado no Instituto Nacional do Semi-árido (INSA) na Paraíba discutiu o assunto e as projeções para o futuro.

“As conseqüências para o país seriam enormes, com o aumento da pobreza, migração, a diminuição da produção, e outros fatores, caso essas regiões se transformem em áridas, sendo na verdade um semi-deserto”, alertou José Roberto de Lima, representante do Ministério do Meio Ambiente.

O uso intenso da terra e o desmatamento estão intensificando o processo de desertificação em áreas do semi-árido da Paraíba. O processo se agrava visto que “nem mesmo a vegetação nativa está conseguindo se desenvolver”, revelou Marx Prestes professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Os homens deveriam fazer com suas esperanças o que fazem com suas galinhas: cortar suas asas para que não possam fugir voando" - Lorde Halifax