Segunda-feira, 10 ago 2009 - 09h42
70% do semi-árido da Paraíba enfrenta processo de desertificação
A desertificação avança sobre os nove Estados do Nordeste, em Minas Gerais e no Espírito Santo. Numa projeção do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU) o semi-árido brasileiro poderá transformar-se em semi-deserto até 2025, caso não haja um combate efetivo ao processo de desertificação.
Na Paraíba cerca de 70% do semi-árido já está enfrentando esse problema. O processo de desertificação no Estado é moderado a severo em terras do Cariri, Seridó e do Sertão. A previsão é que no futuro 36 milhões de pessoas sejam afetadas pelo problema. Um seminário realizado no Instituto Nacional do Semi-árido (INSA) na Paraíba discutiu o assunto e as projeções para o futuro. “As conseqüências para o país seriam enormes, com o aumento da pobreza, migração, a diminuição da produção, e outros fatores, caso essas regiões se transformem em áridas, sendo na verdade um semi-deserto”, alertou José Roberto de Lima, representante do Ministério do Meio Ambiente.
O uso intenso da terra e o desmatamento estão intensificando o processo de desertificação em áreas do semi-árido da Paraíba. O processo se agrava visto que “nem mesmo a vegetação nativa está conseguindo se desenvolver”, revelou Marx Prestes professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"Às vezes, quando pensamos caçar, nós é que estamos sendo caçados" - Provérbio espanhol -