Quarta-feira, 18 jul 2007 - 16h51
A Agência espacial Brasileira, AEB, adiou novamente o lançamento do foguete VSB-30. Segundo a nota oficial, apresentada abaixo, as condições meteorológicas próximas à região do Centro de Lançamentos de Alcântara, CLA, não estavam adequadas ao lançamento, mas "quase adequadas".
Nova tentativa será realizada amanhã, quinta-feira, data limite da janela operacional do lançamento. Leia abaixo a nota na íntegra.
Coordenação Geral da Operação Cumã II informa que hoje (18) foi realizada a quarta tentativa de lançamento do VSB-30, cancelada por condições de vento desfavoráveis. “Apesar de superior à considerada limite, a média ponderada da velocidade do vento na manhã de hoje foi a que mais se aproximou da ideal desde a primeira tentativa de lançamento do foguete, ocorrida no sábado”, disse o coordenador geral da Operação, tenente-coronel Fausto Ivan Barbosa, da FAB. A contagem regressiva começou às 5h com a integração da carga útil ao veículo no lançador, atividade que não acontecerá na tentativa de amanhã, pois a carga útil é retirada a cada 48h para recarga de bateria em alguns experimentos e troca de amostra no estudo biológico. A Operação Cumã II destina-se a transportar, integrar, testar e lançar o foguete VSB-30, e ainda recuperar em alto-mar a carga útil. Durante o vôo serão realizados nove experimentos de diversas áreas (da bioquímica às ciências térmicas e de materiais) selecionados pelo Programa Microgravidade da Agência Espacial Brasileira (AEB), sendo 8 nacionais (UFSC, UEL, INPE, UERJ, UFPE, FEI, IEAV) e um da ANVISA e IPEN em cooperação com a universidade alemã de Hohenheim. Também participam da operação as estações de rastreio do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), de Natal, no acompanhamento do vôo, por meio de radares. O quarto foguete do modelo VSB-30 foi desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), de São José dos Campos, em conjunto com a Agência Espacial Alemã (DLR). O primeiro foi lançado em 2004, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara, e os outros dois do campo de lançamento de Esrange (Suécia), em dezembro de 2005 e em maio de 2006, transportando cargas úteis científicas do Programa Europeu de Microgravidade. Em todos os lançamentos, o desempenho do foguete VSB-30 foi perfeito, permitindo um tempo de microgravidade de cerca de 6 minutos para cargas úteis de 400 kg. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"O que se faz agora com as crianças é o que elas vão fazer depois com a sociedade" - Karl Mannhein -