Procure no Apolo11
Terça-feira, 25 mar 2008 - 18h52

AEB anuncia lançamento de foguete brasileiro

O economista Carlos Ganem, o novo presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), tomou posse hoje (25), no lugar de Miguel Henze, que ocupava o cargo desde agosto passado.

O nome do economista foi indicado pelo ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, em fevereiro deste ano e confirmado pelo Presidente Lula no dia 18 de março. Ganem ocupava a superintendência de articulação institucional da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos). O novo presidente da AEB também é advogado e anteriormente trabalhou em empresas como Embratel, BNDES e Sebrae.

Continua após a publicidade


Nesta terça-feira foi anunciado o lançamento do próximo foguete brasileiro a partir do Centro de Lançamentos Alcântara Cyclone Space, no Maranhão, para julho de 2010.

A missão vai servir para testar uma nova plataforma de lançamentos que será construída em Alcântara (MA) para potencializar a região. As obras estavam embargadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), mas foram liberadas.

O Alcântara Cyclone Space é um centro binacional, fruto de uma parceria entre Brasil e Ucrânia, e funciona junto ao Centro de Lançamentos de Alcântara (CLA), localizado no Maranhão.

Segundo Ganem, a área fica em posição geográfica privilegiada, próxima à linha do Equador, o que diminui o custo das missões. No futuro, mais de um quarto dos lançamentos de foguetes e satélites do mundo poderão ser feitos no país.

“O Brasil espera abocanhar 30% de um mercado que se traduz em vantagens comparativas”, afirmou o novo presidente da AEB. “O mercado espacial, no mundo, só na atividade de lançamentos, têm reservado uma parcela da ordem de US$13 bilhões”, completou Ganem.

A última espaçonave lançada no Centro de Lançamentos de Alcântara foi a Sondagem Booster (VSB-30), em julho de 2007.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Servidores públicos são como livros numa estante: Quanto mais altos nas prateleiras, menos servem" - Paul Masson -