Quarta-feira, 23 jul 2008 - 19h44
Um teste com o motor do novo veículo lançador de satélites nacional (VLS-1B) deverá impulsionar a retomada do projeto de desenvolvimento de um foguete brasileiro.
De acodo com a Agência Espacial Brasileira, o teste ocorrerá no próximo dia 6 de agosto, na cidade de São José dos Campos, em São Paulo. A duração será de um minuto e os custos chegam a US$ 1 milhão. O teste ocorre quase cinco anos depois do acidente que matou 21 técnicos do Programa Espacial Brasileiro durante uma explosão. O projeto do foguete foi totalmente reformulado, começando pelo motor, origem da explosão ocorrida em 2003. Segundo o coordenador de veículos lançados da AEB, Ulisses Côrtes Oliveira, o projeto do VLS-1B passa por uma "revisão crítica" de todos os seus principais componentes.
"A parte de proteção térmica estrá sendo testada. Outra alteração foi o aumento do espaço vazio para a expansão dos gases e a mudança mais significativa no sistema de ignição, dispositivo mecânico de segurança, que evita que a energia transite por circuitos de forma indesejada", explicou Oliveira. O cronograma da Agência Espacial Brasileira prevê o lançamento da primeira versão do VLS-1B sem carga, parcialmente abastecida, para 2010. O procedimento completo, com os taques cheios está previsto para acontecer oficialmente em 2012. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"Dois cachorros podem matar um leão" - Provérbio -