Quarta-feira, 23 jul 2008 - 19h44

AEB: teste com motor do novo VLS-1B acontecerá em agosto

Um teste com o motor do novo veículo lançador de satélites nacional (VLS-1B) deverá impulsionar a retomada do projeto de desenvolvimento de um foguete brasileiro.

De acodo com a Agência Espacial Brasileira, o teste ocorrerá no próximo dia 6 de agosto, na cidade de São José dos Campos, em São Paulo. A duração será de um minuto e os custos chegam a US$ 1 milhão.

O teste ocorre quase cinco anos depois do acidente que matou 21 técnicos do Programa Espacial Brasileiro durante uma explosão. O projeto do foguete foi totalmente reformulado, começando pelo motor, origem da explosão ocorrida em 2003.

Segundo o coordenador de veículos lançados da AEB, Ulisses Côrtes Oliveira, o projeto do VLS-1B passa por uma "revisão crítica" de todos os seus principais componentes.

"A parte de proteção térmica estrá sendo testada. Outra alteração foi o aumento do espaço vazio para a expansão dos gases e a mudança mais significativa no sistema de ignição, dispositivo mecânico de segurança, que evita que a energia transite por circuitos de forma indesejada", explicou Oliveira.

O cronograma da Agência Espacial Brasileira prevê o lançamento da primeira versão do VLS-1B sem carga, parcialmente abastecida, para 2010. O procedimento completo, com os taques cheios está previsto para acontecer oficialmente em 2012.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Dizer a verdade é tão difícil quanto ocultá-la" - Baltasar Gracin