Sexta-feira, 29 set 2006 - 09h31

Acompanhe o planeta Vênus pelas lentes do satélite SOHO

No início de agosto o Apolo11 mostrou a você um pequeno pontinho cruzando o campo de visão do satélite SOHO, da agência espacial européia. Aquele pequeno pontinho era o planeta Saturno, que na época das imagens, estava a nada menos que 1.5 bilhão de quilômetros do nosso planeta.

Dessa vez, quem pode ser visto se deslocando pelo campo de visão do coronógrafo, da direita para a esquerda, é Vênus, neste momento a 254 milhões de quilômetros de distância. Por estar bem mais perto do Sol e receber muito mais luz, Vênus deverá cruzar as lentes do satélite com muito mais intensidade.

Para acompanhar o deslocamento de Vênus pelas lentes do satélite SOHO, é só clicar aqui e acessar nossa página de atividades solares.

De forma bem simplificada, um coronógrafo é um instumento utilizado para estudar a coroa solar. Consiste de um anteparo colocado à frente da lente que observa o Sol, a fim de desviar sua luz intensa, possibilitando observar a luz da coroa, mais fraca e espacialmente separada da luz da fotosfera solar.

Neste momento Vênus se localiza a 107 milhões de quilômetros do Sol e poderá ser visto cruzando a imagem até o dia 30 de novembro. Nos dias 11 e 12 de novembro, mais três planetas poderão ser vistos juntos à Vênus: Júpiter, Mercurio e Marte.


O satélite Soho
O satélite SOHO (Solar and Heliospheric Observatory - Observatório Solar e Heliosférico) mantém o Sol sob constante observação e fica situado a uma distância de 1.5 milhão de quilômetros de distância da Terra, em uma órbita do tipo halo. Nesta distância, a atrações gravitacionais do Sol e da Terra se igualam e se anulam, mantendo o satélite em posição fixa com relação ao Sol.

A imagem mostrada é conhecida como Lasco C3 , um coronógrafo com campo de visada que engloba 32 diâmetros do sol.
Em outras palavras, abrange 45 milhões de quilômetros desde o centro da estrela. Esta é a metade da distância da órbita de Mercurio. Nesta imagem, além de Vênus, que cruza momentaneamente o campo, outras estrelas podem ser vistas deslocando-se no plano de fundo.

Exercite seus conhecimentos: você saberia nos dizer que estrelas são essas ?

Veja também

  • Satélite Soho mostra planeta cruzando o disco solar
  • ApoloChannel - Assista o vídeo mostrando a passagem de Saturno à frente do coronógrafo

  • LEIA MAIS NOTÍCIAS
    Base de Dados Completa

    Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
    Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
    Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














    Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

    Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

    "Os homens deveriam fazer com suas esperanças o que fazem com suas galinhas: cortar suas asas para que não possam fugir voando" - Lorde Halifax