Sexta-feira, 29 set 2006 - 09h31
No início de agosto o Apolo11 mostrou a você um pequeno pontinho cruzando o campo de visão do satélite SOHO, da agência espacial européia. Aquele pequeno pontinho era o planeta Saturno, que na época das imagens, estava a nada menos que 1.5 bilhão de quilômetros do nosso planeta.
Dessa vez, quem pode ser visto se deslocando pelo campo de visão do coronógrafo, da direita para a esquerda, é Vênus, neste momento a 254 milhões de quilômetros de distância. Por estar bem mais perto do Sol e receber muito mais luz, Vênus deverá cruzar as lentes do satélite com muito mais intensidade. Para acompanhar o deslocamento de Vênus pelas lentes do satélite SOHO, é só clicar aqui e acessar nossa página de atividades solares. De forma bem simplificada, um coronógrafo é um instumento utilizado para estudar a coroa solar. Consiste de um anteparo colocado à frente da lente que observa o Sol, a fim de desviar sua luz intensa, possibilitando observar a luz da coroa, mais fraca e espacialmente separada da luz da fotosfera solar.
Neste momento Vênus se localiza a 107 milhões de quilômetros do Sol e poderá ser visto cruzando a imagem até o dia 30 de novembro. Nos dias 11 e 12 de novembro, mais três planetas poderão ser vistos juntos à Vênus: Júpiter, Mercurio e Marte. A imagem mostrada é conhecida como Lasco C3 , um coronógrafo com campo de visada que engloba 32 diâmetros do sol. Exercite seus conhecimentos: você saberia nos dizer que estrelas são essas ?
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"As composições de Bach são desprovidas de beleza, harmonia e claridade melódica" - Johann Adolf Scheibre - crítico musical em 1773 -