Procure no Apolo11
Terça-feira, 18 jul 2017 - 10h08
Por Rogério Leite

Acompanhe: satélite russo será mais brilhante que o planeta Vênus

No último dia 14 de julho, um grupo de educadores russos lançou ao espaço um pequeno satélite experimental. Embora pequeno, o artefato conta com um enorme refletor solar que depois de aberto fará do satélite o objeto mais brilhante que qualquer estrela do céu.

Sateltie Mayak
Concepção artística mostra como ficará o satélite Mayak após a abertura do refletor solar

Batizado de Mayak, que significa "farol" em russo, o satélite foi colocado no espaço por meio de um foguete do tipo Soyuz 2.1v, lançado a partir do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. Junto a ele outros 72 outros cubesats também foram colocados em orbita.

O satélite Mayak foi construído pela Universidade de Engenharia mecânica de Moscou, que conseguiu arrecadar 30 mil dólares através da internet.

Continua após a publicidade


Mayak tem o tamanho de um pacote de pão de forma e orbita a Terra a 600 km de altitude. O objetivo de sua construção é popularizar novamente a cosmonáutica na Rússia, uma vez que a construção de um Cubesat é relativamente barata e pode ser levada ao espaço sem grandes custos.

Site Satview mostra a posicao do satelite Mayak na manhã de 17 de julho de 2017.
Satview mostra a posição do satélite Mayak

Na tentativa de popularização, Mayak leva a bordo um grande refletor de 20 metros quadrados com espessura 20 vezes menor que um fio de cabelo, construído em Mylar, que fará a luz do Sol ser refletida em direção à Terra. Segundo os idealizadores, o brilho refletido será muito intenso e quando visto da Terra será mais forte que qualquer estrela do firmamento.

A data da abertura do refletor ainda não foi informada, mas tudo indica que será nos próximos dias.

Para ver o satélite é preciso saber quando ele passará sobre sua região. A observação só é possível quando ele passa até duas horas depois do por do Sol ou duas horas antes da alvorada.

Para acompanhar o Mayak e saber quando ele poderá ser visto, acesse nosso site Satview. Rastreie: Mayak Norad ID 017-042F/42830

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Pode-se enganar todo mundo o tempo todo, se a campanha estiver certa e a verba for suficiente" - Joseph E. Levine -