Procure no Apolo11
Quarta-feira, 5 mar 2008 - 09h39

Acorde cedo, respire fundo e olhe para o leste!

A Lua, juntamente com o Sol, é o astro mais conhecido do firmamento e só não é visível aos nossos olhos quando se encontra em sua fase Nova. Durante quase todo o período em que gira ao redor da Terra, nosso satélite natural fica disponível e pode ser visto com muita facilidade.

Outro astro muito fácil de ser visto é o planeta Vênus. É sempre muito brilhante e atualmente pode ser encontrado logo pela manhã acima do ponto cardeal leste, próximo de onde nasce o Sol.

Mercúrio, no entanto, não é uma figurinha fácil. Durante todo o ano, aos nossos olhos o planeta se afasta muito pouco do Sol o que torna sua observação muito difícil devido à presença da luz solar. Além disso, Mercúrio é o menor planeta do Sistema Solar, o que dificulta ainda mais sua observação. Para ver Mercúrio é necessário que o Sol esteja muito baixo no horizonte, ou melhor, que esteja abaixo deste.

Continua após a publicidade


Nesta quinta-feira, antes que os primeiros raios de Sol comecem a surgir no horizonte, todas as condições ideais para se ver esses três astros estarão presentes, e o melhor de tudo é que poderão ser vistos juntos. Vênus, como sempre muito brilhante, será facilmente visível no quadrante leste. Reluz tão intensamente que não tem como não reconhecê-lo. Mercúrio, um pouco menos intenso, estará logo acima de Vênus, formando um belo par celestial no começo da manhã. Por si só, essa composição já é um espetáculo.

Completando a trilogia temos a Lua, que estará entrando em sua fase Nova. Ela será vista com alguma dificuldade e estará bem baixa no horizonte, o que tornará sua observação mais difícil, mas não impossível. Será vista como uma "faixinha de Lua".

Para ver esse espetáculo você vai ter que acordar cedo. Use a carta acima para se orientar. Olhe para seu lado Leste à partir das 05h20 desta manhã de quinta-feira e respire fundo. Os astros estarão ali, formando uma rara paisagem celeste que não acontece todos os dias!

Artes: No topo, foto feita na manhã de quarta-feira, (5/mar/2008) mostra a bela trilogia de astros. Na cena, a Lua ainda podia ser vista com facilidade. Vênus brilha muito, enquanto Mercúrio, entre os dois, aparece enfraquecido. Na seqüência, carta celeste mostra como estará o céu nesta quinta feira (5/mar/2008). Observe que a Lua estará quase sumindo e bem mais baixa no horizonte.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Quando você pára um ditador há sempre riscos. Mas o maior risco é não parar um ditador" - Margareth Thatcher -