Procure no Apolo11
Segunda-feira, 24 nov 2008 - 08h48

Afinal, onde está a bolsa perdida de Heidemarie?

Normalmente, as mulheres carregam diversos utensílios em suas bolsas. Ali podem ser encontrados desde celular e batom até os mais inimagináveis objetos, como apontadores de lápis, lista de compras, grampos ou ursinhos. Mas uma coisa quase todas têm em comum: nenhuma delas carrega na bolsa uma pistola de graxa, ainda por cima carregada. Nem a mais prevenida das mulheres carregaria consigo um objeto desses!

Mas nem todas as pessoas são iguais e a julgar pela astronauta Heidemarie Stefanyshyn-Piper essa observação é a mais pura verdade.

Durante a missão STS-126, realizada em novembro de 2008, Heide, como é conhecida a astronauta, ficou encarregada de realizar uma série de reparos nos painéis solares da Estação Espacial Internacional e para essa missão levou consigo uma pequena bolsa contendo as ferramentas necessárias para a realização dos reparos. O trabalho de Heide, capitã da marinha dos EUA, engenheira mecânica e mestre em ciências, era lubrificar os rotores das juntas dos painéis.

Continua após a publicidade


astronauta Heidemarie Stefanyshyn-PiperQuando o trabalho de Heide iria começar, a astronauta percebeu que uma das pistolas de graxa havia estourado dentro de sua bolsa. Enquanto a especialista limpava aquela sujeira toda, a bolsa contendo duas pistolas, lixas e outros equipamentos simplesmente se soltou de suas mãos e se afastou para longe. Abaixo segue o diálogo da astronauta com o Centro de Controle da Missão, em Houston:

  • HeideMarie - "Ah, ótimo... Temos uma ferramenta perdida... Acho que uma das bolsas com travas não foi transferida e se perdeu!".
  • Kimbrough (comunicador de cápsula) - "Ok Heide, a bolsa com trava?"
  • Heidemarie - "É... vocês conseguem vê-la?"
  • Kimbrough - "Sim. Já estamos vendo"

    Apesar das recomendações da Nasa para que todos os pertences sejam presos e acorrentados, algumas vezes eles se soltam e passam a flutuar e se não forem recuperados a tempo, se perdem no espaço.

    Apesar do incidente, Heidemarie realizou com maestria seus trabalhos usando uma das pistolas de graxa reserva. Mas a pergunta que fica é: onde, afinal, foi parar a diferente bolsa da astronauta, avaliada em 100 mil dólares?


    Observador acha a bolsa de Heide
    Apesar da astronauta ter perdido sua bolsa com ferramentas, ela não está tão sumida assim. Está apenas inacessível.

    Bolsa perdida pela astronauta Heidemarie Stefanyshyn-Piper
    Veja o vídeo

    Na noite de 22 de novembro, o veterano observador de satélites Kevin Fetter estava se preparando para registrar mais uma passagem da ISS sobre seu observatório em Brockville, Ontario. Além da ISS, Fetter também tinha interesse em tentar filmar a bolsa perdida de Heidemarie, mas não tinha certeza se conseguiria já que a bolsa havia se tornado um satélite de pequeníssimas dimensões, capaz de refletir pouca quantidade de luz solar.

    Conforme calculado, na hora marcada o inusitado objeto cruzou o céu e apesar do objeto brilhar como uma estrela de magnitude 8, o experiente Fetter conseguiu registrar facilmente a bolsa-satélite, no momento em que o artefato cruzava a estrela Eta da constelação de Peixes.

    Veja você mesmo
    Atualmente, a bolsa-satélite está a 355 km de altitude, acompanhando a mesma órbita da ISS a 28 mil km/h, mas alguns minutos à frente da Estação. Os cálculos mostram que objeto poderá ser visto sobre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro por volta das 04h06 de terça-feira, dia 25/nov, mas outras passagens estão previstas. Ainda não há previsão para a re-entrada fulgorosa, mas devido à altitude, o objeto não deverá retornar em menos de um ano.

    Para que você também veja a maleta de ferramentas de Heidemarie flutuando no espaço, você vai precisar de um bom binóculo e da ajuda do nosso aplicativo ApoloTrack, capaz de rastrear dezenas de satélites em tempo real. Acesse o aplicativo e siga as instruções e se conseguir encontrar a Bolsa perdida de Hidemarie, avise a gente!


    Artes: No topo, vídeo mostra o momento exato em que a astronauta perde sua bolsa, durante missão de reparo dos painéis solares da ISS. Acima, registro da bolsa perdida da astronauta Heidemarie Stefanyshyn-Piper, vista no detalhe acima. Créditos: Apolo11/Youtube/Nasa/Kevin Fetter.

  • LEIA MAIS NOTÍCIAS
    Base de Dados Completa

    Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
    Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
    Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




    Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

    Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

    "Servidores públicos são como livros numa estante: Quanto mais altos nas prateleiras, menos servem" - Paul Masson -