Procure no Apolo11
Terça-feira, 2 jun 2020 - 10h08
Por Rogério Leite

Ainda dá tempo. Veja Vênus cruzar o campo de visão do telescópio SOHO

Embora as manchas e a atividade solar continuem em baixa na superfície do Sol, através do telescópio espacial SOHO é possível observar diversos detalhes ao redor da estrela, como o cruzamento do planeta Vênus na frente do disco solar tendo ao fundo a constelação de touro. Muito legal!

Trânsito de Vênus e estrela Aldebarã na frente do Telescópio Solar Espacial SOHO.
Trânsito de Vênus e estrela Aldebarã na frente do Telescópio Solar Espacial SOHO.

Para ver as imagens do Sol enviadas pelo telescópio SOHO acesse nossa página

ATIVIDADE SOLAR

O Observatório Solar e Heliosférico (SOHO) é uma nave espacial desenvolvida especialmente para estudar o Sol. Foi lançada ao espaço em 2 de dezembro de 1995, mas passados mais de 24 anos, ainda continua em operação, enviando continuamente à Terra registros solares dos mais diversos.

Continua após a publicidade


O SOHO está posicionado entre o Sol e a Terra a cerca de 1.5 milhão de quilômetros de distância, no ponto Langragiano L1. Nesta posição, as interações gravitacionais combinadas entre os dois astros mantém a nave em uma orbita travada e os instrumentos a bordo da nave conseguem manter uma vigilância contínua sobre a estrela, sempre do mesmo ponto de vista.

O telescópio SOHO carrega a bordo inúmeros instrumentos científicos, mas os mais "famosos" são Coronógrafos LASCO C2 e LASCO C3, capazes de registrar os efeitos das Ejeções de Massa Coronal e também os planetas do sistema e as estrelas de fundo.

Essa bela combinação de detecções faz dos instrumentos LASCO uma espécie de olhos do espaço, pois todos os planetas e estrelas que cruzam seu campo de visão são observados.

O Sol Agora
Através de nossa página de "ATIVIDADE SOLAR" é possível acompanhar esses registros e também acessar a tabela de passagens dos planetas que podem ser observados nas imagens azul do LASCO C2 e vermelha do Lasco C3.

Atualmente, entre 29 Maio e 08 de Junho de 2020, as cenas captadas mostram o cruzamento do planeta Vênus, coma constelação de Touro ao fundo. a estrela maior, vista na parte de imagem do registro é Aldebarã, distante quase 67 anos-luz de distância.

Para ver as imagens do Sol enviadas pelo telescópio SOHO acesse nossa página

ATIVIDADE SOLAR

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"O arado, a espada são extensões da mão; o microscópio, dos olhos; mas um livro é algo mais: é uma extensão da memória, do comhecimento" - Jorge L. Borges -