Terça-feira, 2 jun 2020 - 10h08
Por Rogério Leite
Ainda dá tempo. Veja Vênus cruzar o campo de visão do telescópio SOHO
Embora as manchas e a atividade solar continuem em baixa na superfície do Sol, através do telescópio espacial SOHO é possível observar diversos detalhes ao redor da estrela, como o cruzamento do planeta Vênus na frente do disco solar tendo ao fundo a constelação de touro. Muito legal!
![]() Trânsito de Vênus e estrela Aldebarã na frente do Telescópio Solar Espacial SOHO. ATIVIDADE SOLAR O Observatório Solar e Heliosférico (SOHO) é uma nave espacial desenvolvida especialmente para estudar o Sol. Foi lançada ao espaço em 2 de dezembro de 1995, mas passados mais de 24 anos, ainda continua em operação, enviando continuamente à Terra registros solares dos mais diversos. O SOHO está posicionado entre o Sol e a Terra a cerca de 1.5 milhão de quilômetros de distância, no ponto Langragiano L1. Nesta posição, as interações gravitacionais combinadas entre os dois astros mantém a nave em uma orbita travada e os instrumentos a bordo da nave conseguem manter uma vigilância contínua sobre a estrela, sempre do mesmo ponto de vista. O telescópio SOHO carrega a bordo inúmeros instrumentos científicos, mas os mais "famosos" são Coronógrafos LASCO C2 e LASCO C3, capazes de registrar os efeitos das Ejeções de Massa Coronal e também os planetas do sistema e as estrelas de fundo. Essa bela combinação de detecções faz dos instrumentos LASCO uma espécie de olhos do espaço, pois todos os planetas e estrelas que cruzam seu campo de visão são observados.
Atualmente, entre 29 Maio e 08 de Junho de 2020, as cenas captadas mostram o cruzamento do planeta Vênus, coma constelação de Touro ao fundo. a estrela maior, vista na parte de imagem do registro é Aldebarã, distante quase 67 anos-luz de distância. ATIVIDADE SOLAR LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"A História não passa de um quadro dos crimes e dos infortúnios" - Voltaire -