Quarta-feira, 16 mai 2018 - 09h59
Por Rogério Leite

Alerta Vermelho: Vulcão Kilauea está perto de uma grande explosão

O Instituto de Pesquisas Geológicas dos EUA, USGS, elevou para vermelho o nível de alerta para o vulcão Kilauea, o que significa que uma forte explosão pode acontecer nos próximos dias. Existe plano para evacuação em massa.

Erupcao de cinzas do vulcao Kilauea, no Havai
Turistas e moradores locais observam a gigantescas erupção de cinzas do vulcão Kilauea, no Havaí.

A elevação do nível de alerta ocorreu após uma forte erupção de cinzas no interior da cratera Halemaumau, seguida de intensificação dos tremores harmônicos registrados no interior da montanha.

Como o Apolo11 já havia explicado em artigos anteriores, tremores harmônicos são assinaturas típicas observadas nos registros sismográficos e indicam que o magna está fluindo dentro das cavidades da montanha, o que pode significar uma possível erupção.

Segundo o USGS, a emissão de cinzas aumentou significativamente de intensidade na manhã de terça-feira e atingiu 4 mil
metros de altura.

O Kilauea entrou em forte atividade na quinta-feira, 3 de maio de 2018.


Montanha Inclinando
Novas medições também mostram que a montanha está continuamente se inclinando, enquanto o nível do lago de lava formado desde a erupção está estável, já que não há fluxo significativo sendo liberado, lembrando que Lava é o nome dado ao magma subterrâneo após o mesmo ter sido expelido. Consiste em material geológico em fusão, com temperatura variando entre 600 °C e 1250 °C.


Evacuação em massa
A Defesa Civil do Havaí está alertando os moradores que vivem perto da montanha para que fiquem preparados para deixarem suas casas com pouca margem de tempo. Até agora, cerca de 1700 pessoas já foram removidas e não foi descartada uma operação de emergência para evacuação em massa, já que cerca de 185 mil pessoas moram no arquipélago havaiano.


Vulcão Kilauea
O Kilauea é considerado o maior vulcão ativo do mundo. Se ergue 1247 metros acima do nível do mar e fica localizado no Parque Nacional de Vulcões, no Havaí.

Em dezembro de 2005, uma gigantesca parede rochosa se rompeu, criando um abismo de 18 metros à beira do oceano Pacífico.

Em seu topo existe uma grande caldeira em forma de cúpula medindo 4 km x 3,2 km, com paredões que chegam a 120 metros de altura.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"A recordação da alegria não é mais alegria / enquanto a recordação da dor é dor ainda" - Byron