Quarta-feira, 16 mai 2018 - 09h59
Por Rogério Leite
O Instituto de Pesquisas Geológicas dos EUA, USGS, elevou para vermelho o nível de alerta para o vulcão Kilauea, o que significa que uma forte explosão pode acontecer nos próximos dias. Existe plano para evacuação em massa.
Turistas e moradores locais observam a gigantescas erupção de cinzas do vulcão Kilauea, no Havaí. A elevação do nível de alerta ocorreu após uma forte erupção de cinzas no interior da cratera Halemaumau, seguida de intensificação dos tremores harmônicos registrados no interior da montanha. Como o Apolo11 já havia explicado em artigos anteriores, tremores harmônicos são assinaturas típicas observadas nos registros sismográficos e indicam que o magna está fluindo dentro das cavidades da montanha, o que pode significar uma possível erupção.
Segundo o USGS, a emissão de cinzas aumentou significativamente de intensidade na manhã de terça-feira e atingiu 4 mil O Kilauea entrou em forte atividade na quinta-feira, 3 de maio de 2018.
Em dezembro de 2005, uma gigantesca parede rochosa se rompeu, criando um abismo de 18 metros à beira do oceano Pacífico. Em seu topo existe uma grande caldeira em forma de cúpula medindo 4 km x 3,2 km, com paredões que chegam a 120 metros de altura. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"Dois cachorros podem matar um leão" - Provérbio -