Terça-feira, 15 dez 2009 - 09h23
Alerta de erupção do vulcão Mayon remove 9 mil famílias nas Filipinas
O governo das Filipinas ordenou nesta segunda-feira (14), a remoção de nove mil famílias de Lagazpi, na província de Albay diante da probabilidade de erupção do vulcão Mayon, localizado a cerca de 330 quilômetros de Manila, a capital do país.
![]() Clique para ampliar As autoridades elevaram o alerta de erupção depois que várias explosões foram registradas e decidiram iniciar a retirada da população das proximidades do Vulcão. A remoção poderá afetar cerca de 45 mil pessoas e deverá prosseguir nas próximas 24 horas. Os moradores estão proibidos de se aproximarem num raio de 6 km. De acordo com o Instituto Filipino de Sismologia e Vulcanologia, o nível de alerta subiu para 3, em uma escala de 5. O vulcão lançou lava e cinzas que atingiram uma altura de cem metros e sua atividade crescente indicam maior chance de erupção, explicaram os especialistas.
"O vulcão mostra uma atividade crescente e achamos necessário ampliar o alerta", afirmou o vulcanólogo Renato Solidum. Sua atividade vem sendo acompanhada desde o mês de julho quando apresentou sinais, após três anos adormecido. O vulcão Mayon é o mais ativo dos 22 vulcões existentes nas Filipinas e faz parte do chamado Anel de Fogo do Pacífico. Seu cume em formato de um cone simétrico é considerado um dos mais belos da natureza. Mayon entrou em erupção pelo menos 50 vezes nos últimos 400 anos. Sua atividade mais destrutiva é datada em 1814. Painel Global: Acompanhe junto a outros internautas os acontecimentos nas Filipinas
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"A recordação da alegria não é mais alegria / enquanto a recordação da dor é dor ainda" - Byron -