Sábado, 21 nov 2009 - 18h36

Alerta vermelho: Vulcão Galeras prestes a entrar em erupção

As autoridades colombianas decretaram Alerta Vermelho face a uma possível erupção do vulcão Galeras, situado no Sul do país na fronteira com o Equador, e pediram a cerca de 8.000 pessoas para deixarem imediatamente a região.


Clique e monitore a Terra em tempo real

As organizações de socorro decretaram imediatamente a evacuação das zonas próximas do Galeras, em especial a cidade de Pasto, capital de Narino, a 920 km ao Sul de Bogotá.

O observatório de vulcanologia no departamento de Narino registrou uma explosão às 16:37 locais (14:37 em Brasília) e elevou o Nível de Alerta de cor de laranja para vermelho, o que significa uma erupção iminente ou em curso.

Galeras
O Galeras fica situado em uma altitude de 4.276 metros acima do nível do mar e desde 2004 vem registrando diversas erupções. A última aconteceu em abril deste ano, quando uma chuva de cinzas atingiu a região de Pasto e a população precisou ser evacuada.

A Colômbia abriga 38 vulcões, dos quais 15 permanecem ativos. O Galeras despertou em 1988 e sua erupção mais grave ocorreu em janeiro de 93. Na ocasião nove pessoas morreram, entre elas seis especialistas que faziam observações científicas.


Arte: Gráfico gerado pelo aplicativo Painel Global mostra a localização do vulcão Galeras, como registrado na tarde de 21 de novembro 2009. Crédito: PainelGlobal/Apolo11.com.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Os homens deveriam fazer com suas esperanças o que fazem com suas galinhas: cortar suas asas para que não possam fugir voando" - Lorde Halifax