Quarta-feira, 06 ago 2008 - 16h27
Um helicóptero do Pasquitão resgatou nesta quarta-feira o italiano Marco Confortola de 37 anos, na montanha K2, cinco dias depois de sobreviver a uma avalanche. Nos últimos três dias, o número de vítimas da avalanche que aconteceu na sexta-feira (1), subiu de 11 para 18.
Este foi um dos piores acidentes de montanha registrados no Himalaia. O alpinista espanhol Alfredo García conta que uma sucessão de acidentes ocorreram no local no mesmo dia (sexta-feira) e a avalanche não era possível prever. " Outros montanhistas que ficaram presos no topo do K2 chegaram ao cume tarde demais, por volta das 20h, horário local, e assim era impossível descer com segurança", relatou García. O grupo que desceu mais tarde foi o que teve mais vítimas.
O K2 é a segunda montanha mais alta do mundo com 8.611 metros de altitude e sua escalada é considerada três vezes mais perigosa que o monte Everest. Para o espanhol Garcia "é uma montanha que cativa e atrai montanhistas de todo o mundo e continuará sendo assim".
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"Lágrimas de mulher: a mais poderosa força hidromotriz do mundo" - Alberto Frattini -