Segunda-feira, 19 out 2009 - 09h04

Americanos testam geração de eletricidade a partir de árvores

Uma empresa norte-americana está testando uma maneira diferente de obter energia elétrica a partir dos troncos das árvores. Ao invés da queima, a ideia é aproveitar a diferença de acidez que existe entre o solo e o interior de uma árvore saudável.

Essa experiência realizada pela empresa Voltree, sediada em Massachusetts, nos Estados Unidos, resultou em uma liberação de energia com baixa potência. Os pesquisadores querem aperfeiçoar o método, pois ele ainda não serve como uma fonte de energia alternativa para abastecer, por exemplo, uma residência.

Por outro lado, a mínima energia obtida é suficiente para suprir pequenos sensores utilizados para monitoramento terrestre de florestas, que colhem dados sobre o clima e queimadas.

“Os aparelhos não precisam de vento, nem de sol. Basicamente é possível ligá-los em qualquer ser vivo não-animal. Eles funcionam até ligados em cactos”, explica a diretora-executiva da empresa, Stella Karavas.

No caso da Floresta Amazônica, sensores de presença poderiam ser acoplados nos aparelhos geradores de energia e assim serviriam como um instrumento de monitoramento em áreas de fronteira a serviço da segurança nacional.

A tecnologia deve ser proposta oficialmente pelos americanos em junho de 2010 quando seu desenvolvimento estiver finalizado.


Foto: Sensor de eletricidade acoplado a uma árvore no Estado de Massachussets, nos EUA. Crédito: Voltree.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Quem não compreende um olhar, tampouco há de compreender uma longa explicação" - Provérbio Arabe