Segunda-feira, 19 out 2009 - 09h04
Uma empresa norte-americana está testando uma maneira diferente de obter energia elétrica a partir dos troncos das árvores. Ao invés da queima, a ideia é aproveitar a diferença de acidez que existe entre o solo e o interior de uma árvore saudável.
Essa experiência realizada pela empresa Voltree, sediada em Massachusetts, nos Estados Unidos, resultou em uma liberação de energia com baixa potência. Os pesquisadores querem aperfeiçoar o método, pois ele ainda não serve como uma fonte de energia alternativa para abastecer, por exemplo, uma residência. Por outro lado, a mínima energia obtida é suficiente para suprir pequenos sensores utilizados para monitoramento terrestre de florestas, que colhem dados sobre o clima e queimadas. “Os aparelhos não precisam de vento, nem de sol. Basicamente é possível ligá-los em qualquer ser vivo não-animal. Eles funcionam até ligados em cactos”, explica a diretora-executiva da empresa, Stella Karavas.
No caso da Floresta Amazônica, sensores de presença poderiam ser acoplados nos aparelhos geradores de energia e assim serviriam como um instrumento de monitoramento em áreas de fronteira a serviço da segurança nacional. A tecnologia deve ser proposta oficialmente pelos americanos em junho de 2010 quando seu desenvolvimento estiver finalizado.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"Lágrimas de mulher: a mais poderosa força hidromotriz do mundo" - Alberto Frattini -