Procure no Apolo11
Terça-feira, 3 nov 2009 - 10h51

Americanos vão criar primeiro abrigo contra tsunamis no país

A pequena cidade costeira de Cannon Beach, em Oregon, nos Estados Unidos, se prepara para construir o primeiro abrigo contra tsunamis no país. A prefeitura tomou a decisão diante da previsão de especialistas de futuros desastres naturais no noroeste do Pacífico.

Um encontro da Sociedade Geológica da América, em Portland, serviu para discutir o assunto. Estudiosos acreditam que o noroeste do Pacífico é uma das zonas mais perigosas do mundo sujeitas à terremotos e tsunamis.

O próximo terremoto com grande potencial pode acontecer em 24 horas ou em cem anos. Especialistas afirmam que não é possível prever o desastre natural, apenas se preparar para enfrentá-lo. “Uma maneira é construir abrigos resistentes a tsunamis nas zonas consideradas de maior perigo” disse Yumei Wang, engenheira geotécnica do Departamento de Geologia e Indústrias Minerais de Oregon.

Continua após a publicidade


As construções seriam feitas sobre fortes colunas que teriam ao redor diques de concreto para dissipar as ondas. As estruturas teriam rampas para facilitar a rápida entrada das pessoas numa situação emergencial. No telhado cerca de 2 mil pessoas poderiam se refugiar. Todo o projeto foi avaliado em US$ 4 milhões.

Hoje, existem abrigos contra tsunamis no Japão. O projeto em Cannon Beach que tem 1,7 mil habitantes é o primeiro dos Estados Unidos e deverá ser concluído em três anos.


Arte: Concepção artística mostra o projeto do abrigo em Cannon Beach. Crédito> National Geographic.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Cada vez que eu indico alguém para um cargo, crio 10 inimigos e um ingrato" - Molière -