Terça-feira, 29 dez 2009 - 09h58

Ano Novo: Conheça as estrelas que estarão no céu da meia-noite!

A viagem foi longa e suave e exatamente a zero hora de sexta-feira nosso planeta completará mais uma revolução em torno do Sol. Foram quase 940 milhões de quilômetros percorridos à incrível velocidade de 107 mil quilômetros por hora, mas de tão suave nem deu pra perceber. O momento marca o fim desta viagem e o começo de uma nova jornada em torno do astro-rei. Bem vindo 2010!

Carta Celeste 2009
Clique para ampliar

A precisão da viagem é tão grande que todos os anos a Terra atinge a mesma posição dentro da órbita e as mesmas estrelas que estavam no céu há 365 dias novamente poderão ser vistas, praticamente no mesmo lugar. Somente os planetas e a Lua mudaram de posição.

Olhar para o céu durante a passagem de ano é um ritual quase que obrigatório. Milhares de fogos de artifício estarão explodindo em um grande espetáculo de sons e luzes multicoloridas, comemorando o ano novo que chega. O espetáculo dura vários minutos, com as pessoas se abraçando e desejando votos sinceros de feliz Ano Novo.

Passados alguns minutos, no entanto, o brilho dos fogos de artifício vai diminuindo de quantidade e intensidade e nesse momento é normal que as pessoas olhem para o céu e falem sobre as estrelas. Muitas até arriscam os nomes das constelações presentes no firmamento.

Se você é uma dessas pessoas, esse artigo foi feito pra você! Ele vai ajudá-lo a reconhecer as diversas constelações e objetos presentes nas primeiras horas de 2010, um momento mágico que deve ser curtido com bastante esperança e sabedoria.


Olhando para cima
O primeiro lugar que as pessoas vão olhar é para o zênite, ou seja, a parte do céu que fica acima da nossa cabeça, mas o que vai chamar a atenção mesmo será a Lua Cheia. Rodeada pelas estrelas da constelação de Gêmeos, nosso satélite será um verdadeiro cartão postal e com certeza será o alvo celeste mais clicado nestes primeiros momentos do ano.

É no zênite que se encontra uma das mais belas constelações do hemisfério sul e que pode ser vista nesta época do ano: a constelação de Órion. Composta principalmente por quatro estrelas formando um quadrado, Órion tem em seu centro três estrelas, popularmente conhecidas como as Três Marias - Mintaka, Alnilam e Alnitak. As duas estrelas inferiores do quadrado são Bellatrix, à esquerda e Betelgeuse, à direita. No topo, à esquerda temos Rigel e à direita, Saiph.

Se nesta noite você tiver um binóculo ou telescópio, verá que a constelação reserva muitas surpresas. Olhe no quadrante superior, acima das Três Marias. Ali se encontra a nebulosa M42, um dos mais belos objetos do céu. É tão belo que você não vai querer parar de ver!

À esquerda da Lua e abaixo de Órion verá a constelação do Cocheiro e ao seu nordeste as estrelas da constelação de Gêmeos onde se destacam Castor e Polux, emoldurando a Lua.


Mais Estrelas
Movendo a cabeça para a direita, novas constelações surgirão sobre o quadrante leste. À direita da Lua, a meio caminho até o horizonte estará Marte. Apesar de estar a 110 milhões de quilômetros, o Planeta Vermelho será facilmente reconhecido, brilhando como uma estrela de meia magnitude negativa.

Outra estrela que estará atraindo bastante os olhares é Sirius, na constelação do Cão Maior e quase sobre a nossa cabeça. E não é pra menos: Sirius é a estrela mais brilhante que existe no céu e sua magnitude de -1.42 a torna uma espécie de farol celestial.

Do lado direito da constelação de Órion temos a constelação de Hidra, com a estrela Alphard, a Alpha de Hidra, em destaque. Alphard é uma estrela muito distante, localizada a mais de 177 anos-luz da Terra, cerca de 1.6 quatrilhões de quilômetros.

Vire-se 90 graus à direita. Você estará olhando para o Sul e o destaque é outra bela constelação que durante muito tempo orientou os grandes navegadores: o Cruzeiro do Sul, que parece sempre abraçado pela constelação do Centauro.

Agora que você conhece um pouco mais sobre o firmamento do primeiro dia do ano, chame os amigos e reúna a família. Após o momento da confraternização leve-os para fora de casa e mostre a eles o céu. É uma boa maneira de começar a curtir o novo ano que bate à nossa porta. Feliz 2010!


Arte: Carta celeste do momento da virada do ano de 2009 para 2010, com destaque para a Lua Cheia e a constelação de Órion. Clique sobre a imagem para ver a carta completa. Crédito: www.apolo11.com.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Os homens deveriam fazer com suas esperanças o que fazem com suas galinhas: cortar suas asas para que não possam fugir voando" - Lorde Halifax