Procure no Apolo11
Quarta-feira, 31 dez 2008 - 09h18

Ano Novo no espaço será comemorado 16 vezes!

A tripulação americana e russa a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), a cerca de 400 km de distância da Terra, poderá comemorar o Ano Novo 16 vezes.

Isto porque, a ISS completa 16 voltas no planeta a cada 24 horas. A estação vai virar uma espécie de máquina do tempo ao estilo “De volta para o futuro”, filme de sucesso da década de 80.

Continua após a publicidade


Durante cada volta, de aproximadamente uma hora e meia, a estação atravessa, um por um, os fusos horários da Terra, onde o primeiro dia de 2009 terá chegado e regressa aos outros que ainda estarão na data anterior.

"Os cosmonautas receberão o Ano Novo nas 16 vezes em que cruzarão a barreira do tempo em 2009, mas voltarão 15 vezes a 2008” , explicou Alexandr Kiréyev, chefe do grupo de coordenação balística do Centro de Controle de Vôos Espaciais da Rússia (CCVE).

Os tripulantes vão alcançar 2009 pela primeira vez quando estiverem sobrevoando o Pacífico, às 11h01 GMT de 31 de dezembro (ou 9h01 no horário de Brasília), e a última vez sobre o mesmo oceano, às 10.03 GMT (ou 8h01 no horário de Brasília).

Atualmente, integram a tripulação da ISS o cosmonauta russo Yuri Lonchakov e os americanos Michael Fincke e Sandra Magnus.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Quando você pára um ditador há sempre riscos. Mas o maior risco é não parar um ditador" - Margareth Thatcher -