Segunda-feira, 20 jan 2014 - 10h26
Por Rogério Leite

Ao Vivo! Sonda europeia Rosetta desperta hoje à tarde

Atualização as 17h30Sonda Rosetta acorda e ruma em direção ao cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko Exatamente as 16h20 BRT, a agência espacial Europeia, ESA, reestabeleceu contato com a sonda Rosetta, a 807 milhões de km da Terra, rompendo um silêncio de quase três anos desde que o veículo entrou em processo de hibernação.

Spike mostra o momento em que a nave Rosetta saiu do estado de hibernação
Clique para ampliar

Os sinais de beacon foram recebidos simultaneamente pela antena de 70 metros de Goldstone, da NASA e pela antena de 30 metros, de Camberra, na Austrália.

Cerca de 30 minutos após a confirmação de que a nave estava de volta à ativa, a equipe de controle da missão, localizada em in Darmstadt, na Alemanha, enviou os primeiros comandos ao computador de bordo solicitando informações sobre o estado de saúde de Rosetta.

Engenheiros da ESA comemoram a aquisição de sinal emitido pela sonda Rosetta
Clique para ampliar

No topo, o gráfico mostra a tela do receptor de rádio onde se vê o "spike" na banda-S que todos aguardavam ansiosamente e que indicava que a sonda havia saído do estado de hibernação.


Atualização as 14h45
Entre 15h30 e 16h30 a nave europeia Rosetta sairá do processo de hibernação. Neste momento, Rosetta está a 807 milhões de km da Terra e os sinais transmitidos levam 44 minutos e 53 segundos para cobrir essa distância. O sinal que informará que sonda "acordou" é extremamente fraco e será captado pela gigantesca antena de 70 metros de Goldstone, da Nasa.


Ao Vivo! Sonda europeia Rosetta desperta hoje à tarde
Dez anos depois de lançada, a sonda espacial Rosetta iniciará nesta segunda-feira a última fase de sua missão, quando sairá do estágio de hibernação em que se encontra para seguir rumo ao cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko.

Rosetta foi colocada em hibernação em 2010, após estudar de perto os asteroides Lutetia e Steins situados na região conhecida como "cinturão de asteroides", entre as órbitas de Marte e Júpiter. Apenas os sistemas vitais para o funcionamento da nave foram mantidos ligados, mas nesta segunda-feira Rosetta deverá sair do estado de hibernação.

Durante o período da tarde, uma espécie de despertador a bordo da sonda entrará em operação e obrigará o computador de bordo a executar as primeiras tarefas, entre elas o acionamento do receptor de rádio e também do transmissor de banda-s que enviará um fraco sinal em direção à Terra. Esse sinal, conhecido como "beacon" deverá se repetir durante várias vezes.

Beacon sonda Rosetta
Clique para ampliar

No primeiro momento esses beacons não durarão mais que alguns segundos e também não enviarão qualquer dado, mas serão fundamentais para informar aos controladores que Rosetta acordou de um sono profundo e está pronta para receber comandos do centro de controle da missão.

Se tudo correr como planejado, a gigantesca antena do radiotelescópio de Goldstone, na Califórnia, deverá receber os primeiros beacons entre 15h33 e 16h30 BRT (Hora de Verão de Brasília).

Toda a operação será transmitida ao vivo pela ESA e retransmitido pelo Apolochannel, aqui mesmo nesta página. Antes do evento, diversas entrevistas e informações serão levadas ao ar. Não perca!

Saiba tudo sobre a missão Rosetta


Artes: no topo, transmissão ao vivo direto da ESA. Acima, imagem simulada mostra o sinal que será enviado pela sonda, informando ao centro de controle que Rosetta acordou. Crédito: Apolo11.com .

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Dizer a verdade é tão difícil quanto ocultá-la" - Baltasar Gracin