Domingo, 17 mai 2009 - 20h49
Ao vivo: Hubble recebe novos instrumentos no final de semana
Os astronautas da missão STS-125 realizaram neste final de semana a terceira e quarta caminhada espacial e trocaram com sucesso mais três instrumentos do super telescópio Hubble: o Espectrógrafo de Origens Cósmicas, COS, a Câmera de Pesquisa Avançada, ACS e o Espectrógrafo Imageador do Telescópio Espacial, STIS.
![]()
Após a troca do instrumento, Grunsfeld e Feustel deram sequência ao conserto da câmera ACS, uma das principais câmeras do Hubble e responsável pelas mais belas imagens captadas pelo telescópio. De acordo com a Nasa, o conserto desses dois equipamentos foi comparado a uma verdadeira cirurgia cerebral, tamanha a complexidade e delicadeza da operação. Os testes do instrumento ainda estão sendo feitos pelos engenheiros do Centro de Controle de Operações do Telescópio, localizado junto ao Centro Espacial Goddard e caso achem necessário os astronautas precisarão realizar uma nova EVA para novos trabalhos. A calibração final do COS poderá demorar diversas semanas.
Ao contrário da EVA anterior que foi realizada dentro do prazo, Good e Massimino levaram 7 horas e 40 minutes para completar a tarefa de conserto da câmera. Os problemas começaram quando um dos quatro parafusos que dão acesso aos instrumentos "emperrou", forçando os astronautas e engenheiros da Nasa a trocarem diversas vezes as pontas da chave de fendas, mas sem sucesso. O problema foi resolvido sem a remoção do parafuso, quando Massimino recebeu sinal verde dos engenheiros para "forçar" um dos suportes e tentar romper o prendedor. A idéia deu certo e os trabalhos de manutenção puderam continuar. Os problemas voltaram a ocorrer instantes depois, durante a remoção dos 111 parafusos que prendem a cobertura metálica do instrumento STIS. Desta vez o problema ocorreu com uma das caras chaves de fenda que simplesmente parou de funcionar, obrigando Massimino a retornar ao ônibus espacial para trocar a ferramenta por outra de reserva. A tampa só foi removida após duas horas de trabalho, permitindo que o especialista alcançasse a placa de componentes eletrônicos do instrumento. Depois de inspecionar a nova placa, Massimino finalmente substituiu o equipamento, recebendo dos engenheiros a confirmação de que o instrumento estava operando corretamente.
Além das tarefas programadas, os astronautas também deverão trocar o dispositivo NOBL, que deveria ter sido substituído no domingo, mas que foi adiado devido ao excessivo tempo da missão. O NOBL é uma espécie de cobertura de aço que protege o telescópio do severo ambiente espacial, fornecendo proteção térmica para os equipamentos dentro do Hubble. Leia também:
11 maio - 15h01 - Lançamento do ônibus espacial
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"Eu sempre digo: mantenha um diário e um dia ele lhe manterá" - Mae West -