Segunda-feira, 5 jan 2015 - 10h44
Por Rogério Leite
Atualização: terça-feira, 09h47 BRSTSpaceX: Falha em controlador adia lançamento de missão histórica Uma falha no sistema controlador de empuxo do foguete Falcon 9 provocou a suspensão do lançamento, previsto para essa manhã de terça-feira. De acordo com a SpaceX, o problema deverá ser resolvido até sexta-feira, quando será feita nova tentativa de lançamento.
A manobra é considerada extremamente complexa e de acordo com a própria SpaceX, tem apenas 50% de dar certo. O teste representa o primeiro de uma série de manobras semelhantes que serão realizadas pela empresa e que têm como objetivo adquirir o conhecimento necessário para recuperar integralmente o primeiro estágio do foguete Falcon 9 com o propósito de reutiliza-lo.
Clique para ampliar
Clique para ampliar Oito segundos após a separação, o segundo estágio do Falcon 9 entrará em ignição e a nave Dragon, presa no topo, seguirá seu destino rumo à ISS. Enquanto isso, o primeiro estagio estará caindo em direção à Terra, mas uma série de comandos e disparos tentarão pousar o corpo do foguete sobre a plataforma marítima.
Clique para ampliar
Para complicar ainda mais, o local de pouso é limitado em tamanho e não é totalmente estático. O navio-plataforma mede 100x30 metros e tem uma espécie de asa que pode expandir sua largura em mais 23 metros, totalizando 53 metros. O navio não é ancorado e conta com poderosos propulsores que ajudam a manter sua posição. Nas últimas tentativas, a SpaceX obteve precisão de apenas 10 km, mas esperam desta vez um erro inferior a 10 metros.
Quando a empresa adquirir o conhecimento necessário, poderão reduzir em cerca de 300 vezes o custo de cada lançamento, o que tornará a SpaceX praticamente imbatível no que se refere aos custos para colocação de satélites em orbita da Terra.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"Se pudesse receber de volta a taxa de inscrição, eu pediria demissão da raça humana" - Red Allen - comediante -