Procure no Apolo11
Segunda-feira, 5 jan 2015 - 10h44
Por Rogério Leite

Ao vivo, SpaceX fará manobra difícil e inédita na história espacial

Atualização: terça-feira, 09h47 BRSTSpaceX: Falha em controlador adia lançamento de missão histórica

Uma falha no sistema controlador de empuxo do foguete Falcon 9 provocou a suspensão do lançamento, previsto para essa manhã de terça-feira. De acordo com a SpaceX, o problema deverá ser resolvido até sexta-feira, quando será feita nova tentativa de lançamento.


Ao vivo, SpaceX fará manobra difícil e inédita na história espacial
Se tudo der certo, nesta terça-feira, a empresa estadunidense lançará a nave-cargueiro Dragon rumo à Estação Espacial e de forma inédita tentará pousar, na vertical, o próprio foguete lançador em uma plataforma móvel no Oceano Atlântico.

Continua após a publicidade


A manobra é considerada extremamente complexa e de acordo com a própria SpaceX, tem apenas 50% de dar certo. O teste representa o primeiro de uma série de manobras semelhantes que serão realizadas pela empresa e que têm como objetivo adquirir o conhecimento necessário para recuperar integralmente o primeiro estágio do foguete Falcon 9 com o propósito de reutiliza-lo.


Atenção: O Apolo retransmitirá o evento ao vivo a partir das 07h00 de terça-feira - Clique aqui para assistir


Para se ter uma ideia da dificuldade, os engenheiros da SpaceX comparam a manobra a equilibrar uma vassoura no meio de uma tempestade. O primeiro estágio do foguete Falcon 9 tem cerca 42 metros de altura e estará viajando de volta a cerca de 1 km/s.

Foguete Falcon 9 no espaço
Clique para ampliar


Embora o objetivo principal da missão seja o de enviar o cargueiro Dragon até a Estação Espacial e entregar as 4.5 toneladas de suprimentos, as atenções estão mesmo é voltadas para os minutos iniciais do voo.


Cronograma
O lançamento está previsto para as 09h20 BRST desta terça-feira e após 157 segundos de voo o primeiro estágio do Falcon 9 será cortado, um evento conhecido tecnicamente como MECO, ou Main Engine Cutoff. Neste momento, o engenho estará a 80 quilômetros de altitude, viajando a mais de 10 vezes a velocidade do som. Quatro segundos depois do corte, o primeiro e segundo estágios do foguete se separam e o show começa.

Sequencia pouso falcon 9
Clique para ampliar

Oito segundos após a separação, o segundo estágio do Falcon 9 entrará em ignição e a nave Dragon, presa no topo, seguirá seu destino rumo à ISS. Enquanto isso, o primeiro estagio estará caindo em direção à Terra, mas uma série de comandos e disparos tentarão pousar o corpo do foguete sobre a plataforma marítima.

Retrofoguetes
Para ajudar a estabilizar o corpo e reduzir a sua velocidade, a SpaceX programou uma série de três ignições. A primeira deverá ajustar a direção do foguete rumo ao ponto de impacto. O segundo disparo será uma retropulsão supersônica, que junto com a resistência do ar na alta atmosfera reduzirá a velocidade do veículo de 1300 m/s para 250 m/s.

Plataforma de pouso de foguete
Clique para ampliar


O terceiro e último disparo acontece junto com a abertura das pernas do Falcon 9 e terá a missão de reduzir a velocidade a apenas 2 m/s, o que fará o foguete parecer levitar sobre a superfície.

Para complicar ainda mais, o local de pouso é limitado em tamanho e não é totalmente estático. O navio-plataforma mede 100x30 metros e tem uma espécie de asa que pode expandir sua largura em mais 23 metros, totalizando 53 metros.

O navio não é ancorado e conta com poderosos propulsores que ajudam a manter sua posição. Nas últimas tentativas, a SpaceX obteve precisão de apenas 10 km, mas esperam desta vez um erro inferior a 10 metros.


Redução de Custos
O conceito de pousar um foguete em uma plataforma no oceano é bastante antigo, mas nunca foi tentado e embora a probabilidade de sucesso neste teste seja muito baixa, a SpaceX espera reunir dados críticos para apoiar as novas tentativas que já estão programados.

Quando a empresa adquirir o conhecimento necessário, poderão reduzir em cerca de 300 vezes o custo de cada lançamento, o que tornará a SpaceX praticamente imbatível no que se refere aos custos para colocação de satélites em orbita da Terra.


Artes: No topo, vídeo da SpaceX mostra um dos testes de pouso na vertical do primeiro estágio do foguete Falcon 9. Acima, plataforma oceânica sobre a qual o foguete Falcon 9 deverá pousar. Créditos: SpaceX, Apolo11.com.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Servidores públicos são como livros numa estante: Quanto mais altos nas prateleiras, menos servem" - Paul Masson -