Procure no Apolo11
Quarta-feira, 16 abr 2008 - 10h18

Aplicativo permite rastrear mais de 2 mil satélites em tempo real

Imagine um aplicativo que permite a você acompanhar, em tempo real, a posição de mais de 2 mil satélites em órbita da Terra e informar a latitude e longitude da localização a cada segundo e ainda por cima prever quanto tempo falta para o satélite passar sobre sua cidade. Imagine também um aplicativo que possa informar a que horas a Estação Espacial Internacional ou outro satélite poderá ser visto à vista desarmada e gerar uma tabela com os melhores horários de observação.

Se você gosta de satélites e tecnologia espacial, saiba que esse aplicativo já está disponível, e o que é melhor, em língua portuguesa. Trata-se do AP-Track, o módulo de rastreio orbital do Apolo11 e o primeiro de sua categoria no Brasil.

De acordo com Rogério Leite, diretor do Apolo11, o módulo levou mais de seis meses para ser programado e até o momento contém mais de 40 mil linhas de programação. "É um software grande e com a inclusão das novas funcionalidades que serão anexadas atingirá facilmente 60 mil linhas", disse Leite.

Continua após a publicidade



Aplicativos científicos
O AP-Track é uma resposta à lacuna existente hoje na internet brasileira no que se refere a aplicativos web científicos para o usuário leigo ou iniciado. "As pessoas querem saber onde estão os satélites e querem ver a Estação Espacial com os próprios olhos, mas não sabem quando e para onde olhar. Muitos não sabem utilizar um programa profissional e muitas vezes nem sabem que precisam atualizá-los diariamente", explicou Leite.

O Apolo11 já possuía um aplicativo gráfico de rastreio, mas que permitia rastrear apenas a Estação Espacial. Com o AP-Track praticamente qualquer satélite pode ter sua órbita determinada, mas por enquanto apenas uma parcela, cerca de 2 mil objetos, está disponível.


AZ-Scope
Um dos recursos disponíveis no módulo é o AZ-Scope, um visualizador do próximo cruzamento do satélite sobre a cidade do observador. Através do instrumento é possível saber como será a passagem do satélite, fornecendo dados sobre o azimute e elevação do objeto, que são fundamentais para a observação direta ou apontamento de antenas ou telescópios.


Informações orbitais
Além do aplicativo gráfico principal, o AP-Track permite ao usuário conhecer os mais importantes parâmetros orbitais do satélite, além de fornecer informações relacionadas à data de lançamento, freqüências de monitoramento e geração de tabelas para os próximos dias.

Entre os satélites mais conhecidos e que podem ser rastreados estão a Estação Espacial Internacional, o telescópio espacial Hubble e grandes pedaços de foguetes que orbitam a Terra, entre eles o Thor Agena 00733U e o Atlas Centaur 06155U. Os satélites sino-brasileiros CBERS-1 e 2 também estão presentes, além dos cargueiros russos Soyuz.

Clique aqui e conheça o AP-Track

Arte: Tela gráfica do aplicativo de rastreio de satélites AP-Track. No centro vemos a tela principal de rastreio, com as tradicionais linhas que mostram o caminho do satélite. Abaixo, no centro, o instrumento AZ-Scope, que permite estimar como será a passagem do satélite sobre o observador. Observe a grande quantidade de informações disponíveis, atualizadas em tempo real.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A Justiça sem força e a força sem justiça: desgraças terríveis" - Joubert -