Procure no Apolo11
Sexta-feira, 28 out 2011 - 15h43

Apolo11 lança aplicativo para acompanhamento de lixo espacial

Para matar a curiosidade daqueles que querem saber quais os próximos satélites que deverão reentrar na atmosfera e onde eles estão neste momento, o Apolo11 tem uma boa notícia. Já está em funcionamento dentro do aplicativo Satview o modo "Reentrada", que permite acompanhar em tempo real as próximas reentradas espaciais.

O novo aplicativo permite o rastreio em tempo real de diversos satélites e fragmentos ao mesmo tempo, possibilitando que o interessado monitore todos os objetos de modo global e não apenas um de cada vez.

Apesar da maior parte dos objetos serem formados por restos de foguetes usados para colocar os satélites em órbita, outra parte significativa é composta de satélites completos, que em breve deverão atingir o ponto de reentrada e ruptura. Como curiosidade, entre outros objetos encontra-se na lista a Estação Espacial Internacional, que para não se transformar em uma bola de fogo se penetrar na alta atmosfera tem sua altura constantemente elevada.

Continua após a publicidade


A previsão de reentrada de satélites desgovernados é uma tarefa bastante complexa e envolve diversos fatores bastante caóticos e imprevisíveis, o que impede uma previsão com muitos dias de antecedência. Assim, datas estimadas em um determinado dia podem não valer mais para o dia seguinte.

Um dos principais fatores que influenciam neste tipo de previsão é a intensidade do fluxo solar, que representa a atividade da estrela em um dado momento. Quanto maior o fluxo solar, mais aquecida se torna a alta atmosfera, o que contribui para um maior ou menor arrasto sobre o satélite.

O modo "reentrada" do Satview utiliza os últimos dados de fluxo solar, que são então inserido em um modelo matemático de decaimento orbital desenvolvido pelo Apolo11, confrontado periodicamente com modelos consagrados para esse tipo de cálculo. O resultado é uma previsão bastante precisa do período de decaimento, com erro menor que 12 horas, o que pode ser considerado excelente para esse tipo de cálculo.

É importante lembrar que embora operacional, o aplicativo ainda está em desenvolvimento e deve apresentar melhorias já nos próximos dias.

Teste o novo SATVIEW
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Diplomacia é lembrar o aniversário de uma mulher e esquecer a sua idade" - Kennet Keating -