Quinta-feira, 16 abr 2015 - 18h04
Por Rogério Leite

Apolo11 registra proeminência dançando no limbo solar

Uma cena bastante curiosa foi registrada nesta manhã pelo Observatório Apolo11. Através de telescópio especial pudemos registrar por 90 minutos uma enorme labareda de plasma ardendo no topo da estrela, a uma altura superior a 60 mil km de altitude.

Proeminência Solar em h-alpha
Clique para ampliar

As proeminências são bastante comuns de serem observadas e fazem parte quase constante da tradicional paisagem da borda solar. São estruturas enormes e brilhantes, geralmente na forma de laços, árvores ou loops.

Essas estruturas são muito altas. Formam-se na superfície do Sol - a fotosfera - e se projetam por milhares de quilômetros de altura, indo além da coroa solar.

São mantidas coesas em virtude do intenso campo magnético que as cercam, mas devido a instabilidades podem se romper e ejetar sua massa em direção ao espaço. Quando a velocidade da ejeção não é forte o suficiente para escapar do domínio gravitacional do Sol, o plasma retorna à superfície na forma de chuva incandescente.

Uma proeminência pode se formar em apenas um dia e se manter estável por longos períodos. A massa de gás contida dentro de uma proeminência é tipicamente da ordem de 100 bilhões de toneladas de matéria.

Quando as proeminências são observadas na superfície do Sol, ao invés da borda, recebem o nome de filamentos e são distinguidos facilmente por apresentarem traços longos e escuros. Não é incomum essas feições atingirem mais de 500 mil km de extensão.

A cena mostrada foi registrada na manhã de quinta-feira, 16 de abril de 2015 e foi obtida com auxílio de um telescópio especial, capaz de registrar o Sol no comprimento de onda h-alpha. Neste seguimento do espectro observa-se a cromosfera solar, onde o hidrogênio da estrela atinge mais de 10 mil graus de temperatura.

Ao todo, a animação compreende 90 minutos da atividade do Sol.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Existem velas que iluminam tudo, menos o próprio candelabro" - Hebbel