Procure no Apolo11
Quinta-feira, 28 jul 2005 - 06h46

Após falha, Nasa suspende todos os lançamentos tripulados

Devido ao grande pedaço de material isolante que se desprendeu do tanque de combustível externo durante o lançamento do ônibus espacial Discovery, a Nasa anunciou nesta quarta-feira que não realizará novos vôos até que o problema seja resolvido.

"Não voaremos novamente até estarmos prontos", disse Bill Parsons, manager do programa de ônibus espaciais. Um porta-voz da Nasa interrogado não soube informar sobre o tamanho da pedaço que caiu da nave, mostrado por câmeras instaladas no Discovery.

A maior parte das modificações realizadas pela agência espacial para evitar que se repita a tragédia do Columbia tinha por objetivo reduzir ao máximo os restos de material isolante e de gelo que saem do tanque externo, cujo conteúdo é hidrogênio e oxigênio líquido a baixa temperatura


Braço mecânico
O ônibus espacial Discovery acionou seu braço de 15 metros (foto abaixo) nesta quarta-feira para examinar possíveis danos em suas asas e na frente. A manobra começou pouco depois das 3h Brasília, cerca de 45 minutos antes da hora prevista e três horas após a tripulação da Discovery ser despertada pela Nasa para trabalhar no espaço.

Continua após a publicidade


Durante os dois primeiros minutos de subida do Discovery, a agência espacial norte-americana (Nasa) notou o desprendimento de um pequeno pedaço de cerâmica e de uma peça maior não-determinada. O dano será avaliado pelo sistema de órbita, um sensor laser e uma câmara infra-vermelha na parte de trás do braço de 15 metros, de fabricação canadense, acionado por um robô nas pontas das asas e na frente do ônibus espacial.

A operação se divide em três etapas de uma hora e meia cada. Os dados e as imagens, reunidas pelas câmaras especiais, serão enviadas aos engenheiros da Nasa na Terra. O sistema fará uma análise da cobertura térmica do Discovery e de sua estrutura externa após o acoplamento com a Estação Espacial Internacional (ISS) na quinta-feira, que será manejado pelo braço da ISS.

A Discovery foi lançada na terça-feira às 11h39 no Centro Espacial Kennedy, perto de Cabo Canaveral, Flórida, para a primeira missão de um ônibus espacial após a tragédia do Columbia, que se desintegrou ao ingressar na atmosfera terrestre no dia 1º de fevereiro de 2003, provocando a morte dos sete tripulantes. A desintegração do Columbia em seu reingresso à atmosfera ocorreu após o desprendimento de uma parte do isolamento do tanque durante a decolagem.


Assista ao vivo !
Acompanhe diariamente o vôo da Discovery através do Apolo11.Basta acessar https://www.apolo11.com/nasatv.php !


Elementos Orbitais
Nas próximas horas passaremos a divulgar os elementos orbitais para que você também possa rastrear a Discovery em seu computador, lembrando que as emissões podem ser captadas na frequencia de 145.880 Khz, FM.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Cada vez que eu indico alguém para um cargo, crio 10 inimigos e um ingrato" - Molière -