Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Quinta-feira, 28 jul 2005 - 06h46

Após falha, Nasa suspende todos os lançamentos tripulados

Devido ao grande pedaço de material isolante que se desprendeu do tanque de combustível externo durante o lançamento do ônibus espacial Discovery, a Nasa anunciou nesta quarta-feira que não realizará novos vôos até que o problema seja resolvido.

"Não voaremos novamente até estarmos prontos", disse Bill Parsons, manager do programa de ônibus espaciais. Um porta-voz da Nasa interrogado não soube informar sobre o tamanho da pedaço que caiu da nave, mostrado por câmeras instaladas no Discovery.

A maior parte das modificações realizadas pela agência espacial para evitar que se repita a tragédia do Columbia tinha por objetivo reduzir ao máximo os restos de material isolante e de gelo que saem do tanque externo, cujo conteúdo é hidrogênio e oxigênio líquido a baixa temperatura


Braço mecânico
O ônibus espacial Discovery acionou seu braço de 15 metros (foto abaixo) nesta quarta-feira para examinar possíveis danos em suas asas e na frente. A manobra começou pouco depois das 3h Brasília, cerca de 45 minutos antes da hora prevista e três horas após a tripulação da Discovery ser despertada pela Nasa para trabalhar no espaço.

Durante os dois primeiros minutos de subida do Discovery, a agência espacial norte-americana (Nasa) notou o desprendimento de um pequeno pedaço de cerâmica e de uma peça maior não-determinada. O dano será avaliado pelo sistema de órbita, um sensor laser e uma câmara infra-vermelha na parte de trás do braço de 15 metros, de fabricação canadense, acionado por um robô nas pontas das asas e na frente do ônibus espacial.

A operação se divide em três etapas de uma hora e meia cada. Os dados e as imagens, reunidas pelas câmaras especiais, serão enviadas aos engenheiros da Nasa na Terra. O sistema fará uma análise da cobertura térmica do Discovery e de sua estrutura externa após o acoplamento com a Estação Espacial Internacional (ISS) na quinta-feira, que será manejado pelo braço da ISS.

A Discovery foi lançada na terça-feira às 11h39 no Centro Espacial Kennedy, perto de Cabo Canaveral, Flórida, para a primeira missão de um ônibus espacial após a tragédia do Columbia, que se desintegrou ao ingressar na atmosfera terrestre no dia 1º de fevereiro de 2003, provocando a morte dos sete tripulantes. A desintegração do Columbia em seu reingresso à atmosfera ocorreu após o desprendimento de uma parte do isolamento do tanque durante a decolagem.


Assista ao vivo !
Acompanhe diariamente o vôo da Discovery através do Apolo11.Basta acessar https://www.apolo11.com/nasatv.php !


Elementos Orbitais
Nas próximas horas passaremos a divulgar os elementos orbitais para que você também possa rastrear a Discovery em seu computador, lembrando que as emissões podem ser captadas na frequencia de 145.880 Khz, FM.

LEIA MAIS NOTÍCIAS






Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Governar é roubar, todo mundo sabe disso" - Calígula