Domingo, 28 set 2008 - 13h58

Após passeio histórico, astronautas chineses retornam à Terra

Depois de 63 horas no espaço, os três astronautas chineses a bordo da nave Shenzhou 7 retornaram com segurança à Terra, após completarem com sucesso o primeiro passeio espacial realizado pela China. O pouso da nave ocorreu nas planícies do interior da Mongólia, no norte do país, às 06h37 (Hora de Brasília), finalizando uma das mais importantes etapas do programa espacial chinês.

A descida da cápsula foi transmitida ao vivo pela tv estatal, que mostrou a Shenzhou 7 sendo freada por um gigantesco pára-quedas vermelho e branco, acompanhada por muitas palmas pelo Centro de Controle da Missão, em Pequim.

Momento Histórico
Durante a missão, o comandante Zhai Zhigang entrou definitivamente para a história ao realizar um passeio espacial de 15 minutos enquanto a nave orbitava a Ásia a 350 quilômetros de altitude. O feito de Zhigang é um marco e coloca o país, de 1.3 bilhões de habitantes, entre as três nações capazes de realizar este tipo de operação, que requer um alto grau de capacidade e organização.

Passeio
Durante o passeio, ocorrido no sábado (27/set/2008), Zhigang flutuou por 15 minutos fora do Módulo, acenando e tremulando uma pequena bandeira chinesa no espaço. O ato foi carregado de simbolismo e aconteceu alguns dias antes do Dia Nacional da China e coincidentemente quando a Nasa completa 50 anos.

A confiança no sucesso da missão era tão grande que o governo chinês transmitiu ao vivo todos os momentos, que puderam ser acompanhados nas ruas através de telões estrategicamente instalados.

De acordo com a agência de notícias Xinhua, Zhai Zhigang e seus companheiros Liu Boming e Jing Haipeng vão ter de esperar pelo menos duas semanas antes de serem condecorados e desfilar em carro aberto, já que precisarão passar por um período de quarentena e exames médicos.

Planos
Além de ser um marco histórico, o passeio espacial de Zhigang é um importante passo nos ambiciosos planos da China rumo à construção de uma estação espacial própria, similar à ISS. Até 2010 estão programados mais três lançamentos, um deles tripulado e que dará início à construção da estação chinesa.

A China avança a passos largos no campo espacial. Em 2003 lançou sua primeira missão tripulada e dois anos depois colocou dois homens em órbita da Terra. Segundo a agência Xinhua o país pretende colocar um homem na Lua em 2025, dando início à construção de sua base lunar.


Fotos: No topo, astronautas chineses acenam após deixarem o Módulo de re-entrada, aterrisado na Mongólia Central. Na seqüência, momento de chegada das equipes de resgate. Créditos: Xinxua/CCTV. Acima, vídeo mostra o momento da aterrissagem, como transmitido pela tv chinesa CCTV. Crédito: Youtube/CCTV.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Os homens deveriam fazer com suas esperanças o que fazem com suas galinhas: cortar suas asas para que não possam fugir voando" - Lorde Halifax