Procure no Apolo11
Sábado, 9 set 2006 - 09h10

Após série de adiamentos, Atlantis parte hoje em direção à ISS

Após uma série de adiamentos, a agência Espacial americana, NASA, confirmou para a tarde deste sábado o lançamento do ônibus Espacial Atlantis.

A ignição dos foguetes está marcada para às 12h15 (Hora de Brasília) e terá retransmissão ao vivo pelo ApoloChannel.

A Atlantis deveria ter sido lançada ao espaço na tarde de ontem, mas um erro em um dos sensores, dentro do gigantesco tanque de combustível líquido, fez os engenheiros suspenderem a contagem instantes antes da partida.

O sensor é responsável pelo controle do nível de hidrogênio líquido e informa os computadores de bordo quando o foguete principal deve ser cortado. O tanque carrega 1.5 milhão de litros de combustível.

Continua após a publicidade


O lançamento do ônibus espacial e sua re-entrada na atmosfera, são um dos momentos mais críticos de toda a operação.


Os foguetes
No momento da partida, cada um dos dois foguetes de combustível sólido, colocados ao lado da estrutura principal, carregam 450 mil quilos de propelente.

Após darem ao ônibus espacial a velocidade necessária para escapar da gravidade da Terra, dois minutos após a ignição os dois foguetes se separam da estrutura, a uma altitude de aproximadamente 45 km. De para-quedas, caem em direção ao Atlantico, onde são resgatados por navios militares e reaproveitados para a próxima missão. O impulso dado à estrutura supera 2 mil toneladas e a impulsionam a 4828 km/h.

Em conjunto com os foguetes de combustível sólido (SRB), o ônibus espacial também é impulsionado por três foguetes principais, que auxiliam na tarefa de acelerar a estrutura. Os foguetes operam por aproximadamente 8 minutos depois do lançamento. Esse é o tempo total que os motores operam.

Após a separação dos foguetes de combustível sólido, os foguetes principais operam por mais seis minutos e aumentam a velocidade do ônibus espacial de 4828 km/h para 27358 km/h, consumindo mais de 1.5 milhão de litros de combustível do gigantesco tanque externo.

O tanque é o único componente o ônibus espacial que não é reaproveitado e é ejetado após esgotado (abaixo).

Após 8 minutos, o corte dos três motores principais é confirmado pelo rádio com a expressão "MECO Confirmed", que significa "Confirmado o corte dos motores principais". MECO significa Main Engine Cut-Off, ou Corte dos motores principais.

Após esta crítica fase, quando a tripualção é submetidoa à descomunal demonntração de força, "MECO Confirmed" é a frase que os astronautas mais gostam de ouvir!

Assista a A NASA-TV e acompanhe todos os preparativos dessa fantástica uma missão do ônibus espacial Atlantis. Após 8 minutos, fique aliviado você também!
Nasa-Tv é aqui, no ApoloChannel, a primeira TV brasileira de informação científica!

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Cada vez que eu indico alguém para um cargo, crio 10 inimigos e um ingrato" - Molière -