Terça-feira, 31 out 2006 - 08h31

Aproveite a oportunidade e mande seu nome para o espaço

Você já pensou em assinar seu nome em um microchip e enviá-lo a milhões de quilômetros de distância, em um passeio pelo Cinturão de Asteróides? Pois então, chegou a sua vez de viajar tão longe.

Termina neste sábado, dia 4, a campanha da NASA para recolhimento de nomes que serão gravados em um pequeno chip e colocados a bordo da nave Dawn (Alvorada),a primeira missão de observação do asteróide Vesta e do planeta-anão Ceres.

Quando a nave for lançada em junho de 2007, seu nome, da sua namorada(o), ou de toda a sua família, também farão parte da história da exploração espacial.

O chip, no interior da sonda Alvorada, conterá, além do nome do asteróide, diversos nomes de entusiastas da tecnologia espacial, inclusive o seu. Até agora, mais de 170 mil pessoas já assinaram o nome no chip, mas ainda tem espaço para o seu.

Não perca essa oportunidade!


A missão
O objetivo da missão Alvorada é caracterizar as condições e processos que ocorreram no início do sistema solar. Para isso serão investigados em detalhes os dois maiores protoplanetas que permaneceram intactos desde a sua formação: o asteróide Vesta e o planeta-anão Ceres.

Junto com outros objetos, Ceres e Vesta orbitam em uma extensiva zona entre Marte e Júpiter, conhecida como Cinturão de Asteróides. Cada um deles passou por processos evolucionários e dinâmicos muito diferentes, que ocorreram nos primeiros milhões de anos durante formação do sistema solar.

Após o lançamento, a sonda Alvorada empregará um novo motor de íons para propelí-la em sua jornada de quatro anos em direção ao seu primeiro alvo, o asteróide Ceres, distante 3 bilhões de quilômetros da Terra.

Após diversos meses de análises científicas do asteróide, novamente a Alvorada acionará seu foguete principal, que a levará para um encontro, em 2014, com o planeta-anão Ceres.

Quando se aproximar dos objetos, os cientistas e o público interessado terão acesso à uma grande variedade de novas imagens nunca vistas até então, incluindo montanhas, canions, crateras, fluxos de lava, calotas polares e possivelmente antigos leitos de lagos e desfiladeiros.

De acordo com Keyur Patel, diretor-geral da missão Alvorada, a coleta de nomes, que serão enviados a bordo da sonda, fará com que o grande público possa de alguma forma participar da missão, estimulando principalmente os mais jovens.

Afinal, quem não acha interessante saber que seu nome viajou tão longe e chegou tão perto de um astro?

Clique aqui e mande seu nome para o espaço !

Fotos: A primeira imagem mostra uma concepção artística da sonda Dawn, rodeada pelo asteróide Vesta e pelo planeta-anão Ceres. A segunda imagem mostra os cientistas do JPL, Laboratório de Propulsão a Jato, da Nasa, durante momento de construção da sonda.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"O homem tem de estabelecer um final para a guerra, senão a guerra irá estabelecer um final para a humanidade" - John Kennedy