Sexta-feira, 6 mai 2016 - 09h35
Por Rogério Leite
Uma falha no processamento de uma das imagens registradas pelo Observatório Solar SOHO causou bastante confusão e fez crescer a impressão de que os cientistas estão escondendo as evidências de que os OVNIS estão por perto.
Clique para ampliar Essa não é a primeira e nem será a última vez que algum erro no processamento de uma imagem astronômica causa confusão, especialmente por parte daqueles que não estão muito familiarizados com os processos envolvidos. Desta vez, o motivo da confusão foi uma área escura, na forma de cubo, que apareceu repentinamente na imagem tomada da 01h06 do dia 2 de maio, registrada em ultravioleta extremo pelo telescópio espacial SOHO. Na cena, o objeto negro é visto no extremo leste do Sol (sim o leste do Sol fica à esquerda).
Assim que o "objeto" foi observado, diversas teorias conspiratórias foram aventadas, entre elas a de que a NASA havia "mascarado" propositalmente aquela área da imagem para que um objeto ainda não identificado não fosse revelado à população. Outra teoria sustentava que o "corpo" não era uma "mascara", mas a própria silhueta de uma das inúmeras naves extraterrestres que circulam diariamente o astro-rei. Embora sejam bastante interessantes, essas teorias não correspondem à realidade. A área observada na cena é tecnicamente conhecida como "artefato", nome dado a qualquer elemento indesejável que se forma em uma imagem digital, normalmente decorrente de erro em uma ou mais etapas do processamento, compressão, transmissão de dados, saturação de pixels e até reflexões ópticas. É relativamente fácil determinar a causa de um artefato quando o mesmo surge em imagens sucessivas durante muito tempo, mas quando aparecem em uma única imagem - como neste caso - pode ser quase impossível precisar sua causa.
Como é um processo demorado e sujeito à interferência, pode acontecer de algum bloco não ser enviado por completo, comprometendo a composição final de cada cena. Isso é o que os engenheiros de comunicação chamam de "glitch", uma falha momentânea durante um processo. No caso do SOHO, quando isso acontece eles podem pedir para o satélite enviar novamente a imagem, mas isso só acontece em casos muito específicos, quando o comprometimento de uma cena específica pode ser determinante para alguma observação.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"Dois cachorros podem matar um leão" - Provérbio -