Procure no Apolo11
Terça-feira, 22 ago 2017 - 10h10
Por Rogério Leite

As 11 fotos mais belas do eclipse solar de 2017

O eclipse de 21 de agosto de 2017 foi provavelmente o eclipse total mais visto e registrado de toda história. A totalidade do evento foi vista em uma longa faixa através dos EUA e rendeu fotografias de tirar o fôlego.

Eclipse Solar de 2017
Alpinista observa o eclipse total do Sol em Smith Rock State Park, no estado do Oregon.

O eclipse continental começou oficialmente na costa oeste dos EUA, mais precisamente na cidade de Salem, no estado do Oregon, às 09h05 da manhã local, 13h05 BRT (Horário de Brasília) e às 10h18 a Lua cobriu totalmente o disco solar.

Desde então, a combinação de movimentos entre Terra, Sol e Lua não parou mais de revelar sua beleza e por duas horas e meia mergulhou na escuridão uma longa e estreita faixa de terra com mais de 4.5 mil km de extensão, entre a costa do Oregon, no Pacífico e a costa da Carolina do Sul, no Atlântico.

Continua após a publicidade


No Brasil, o eclipse também foi visto em diversas cidades das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Embora de forma parcial, o evento astronômico rendeu belíssimas fotos do Sol mordido próximo ao horizonte.


Eclipse Solar de 2017
Registro composto mostra o progresso do eclipse de 21 de agosto, desde a fase parcial até a totalidade. Toda a cena foi fotografada no Parque Nacional North Cascades, em Washington.


Eclipse Solar de 2017
Praticante de Slackline curte a travessia entre duas encostas, ao mesmo tempo em que o eclipse mergulha na escuridão o Smith Rock State Park.


Eclipse Solar de 2017
Efeito Bailey Beads, visto quando a Lua faz seu movimento final na frente do disco solar. Foto feita em Madras, Oregon. Crédito: Nasa.


Eclipse Solar de 2017
"Eclipse na Palma da Mão" visto através do método indireto conhecido como Pinhole (buraquinho em uma cartolina), registrado em Arlington, Texas.


Eclipse Solar de 2017
Belíssimo registro do "anel de diamante" iluminando o alpinista durante o início da totalidade do eclipse de 21 de agosto de 2017.

Eclipse Solar de 2017
Após escalar a montanha, alpinista solitário contempla o momento da total escuridão produzida pela sombra da Lua no estado do Oregon.


Eclipse Solar de 2017
Imagem aberta mostra alpinistas e praticantes de Slackline durante o ápice do eclipse nas montanhas do Parque Nacional de Smith, no Oregon.


Eclipse Solar de 2017
Alpinista observa o eclipse total do Sol em Smith Rock State Park, no estado do Oregon.

Eclipse Solar de 2017
Estação Espacial Internacional, ISS, cruzando o disco solar no momento do eclipse de 21 de agosto. Foto obtida a partir do Northern Cascades National Park, em Washington.


Eclipse Solar de 2017
Eclipse de 21 de agosto registrado de dentro da Estação Espacial Internacional pelo astronauta italiano Paolo Nespoli, durante o momento que a nave cruzava os EUA.


Eclipse no Brasil - Agosto de 2017
Brasil: fase parcial do eclipse de 21 de agosto de 2017 registrado pelo internauta Silvio Dias, na cidade de Jaboatão dos Guararapes, PE. Nas palavras do internauta, "O meu mais especial por do Sol".
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Pode-se enganar todo mundo o tempo todo, se a campanha estiver certa e a verba for suficiente" - Joseph E. Levine -