Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Sexta-feira, 1 nov 2019 - 15h33
Por Rogério de Souza leite

Asteroide C0PPEV1 raspa a África a apenas 6200 quilômetros de altitude

Um asteroide extremamente perigoso raspou o céu da África na tarde de quinta-feira, 31 de outubro, a apenas 6200 km de altitude. Essa é maior aproximação já registrada para uma rocha espacial sem haver colisão. O objeto só foi descoberto poucas horas antes e foi catapultado para longe pela interação gravitacional com a Terra.

Concepção artistica mostra um hipotético asteroide nas proximidades da Terra.
Concepção artistica mostra um hipotético asteroide nas proximidades da Terra.

Batizada de C0PPEV1, a rocha espacial foi descoberta nas primeiras horas da manhã de 31 de outubro de 2019, quinta-feira, pelo Centro de Pesquisas Catalina, no Arizona, e também por outros observatórios logo na sequencia. De acordo com modelagens orbitais, ele passou sobre o sul da África a 6200 km de altitude às 10h45 BRT (Horário de Brasília).

A altitude que a rocha passou sobre a Terra foi a menor já observada para um asteroide não impactante e é cerca de cinco vezes menor que as das altitudes onde orbitam os satélites geoestacionários, a 35786 km.

Antes de receber o nome oficial de C0PPEV1, a rocha foi designada como 2019 UN13. De acordo com o JPL, da NASA, seu tamanho estimado é de 1.5 metro com duas toneladas de massa.


Devido à interação gravitacional e velocidade,  C0PPEV1 teve sua orbita alterada e foi estilingado pela Terra rumo ao cinturão de asteroides.
Devido à interação gravitacional e velocidade, C0PPEV1 teve sua orbita alterada e foi estilingado pela Terra rumo ao cinturão de asteroides.

Estilingue Gravitacional
Embora o risco de colisão fosse alto, ao passar nas proximidades da Terra C0PPEV1 sentiu os efeitos da gravidade e a combinação entre atração e velocidade o catapultou em direção ao cinturão de asteroides. Esse efeito é conhecido como "assistência gravitacional" e é usado pelos engenheiros espaciais para acelerar as naves interplanetárias rumo a outros planetas.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ningém que não entenda." - Cecília Meireles