Sábado, 6 out 2012 - 08h08

Asteroide recém-descoberto faz rasante na Terra neste domingo

Atualização: 6 de outubro, 21h09 O asteroide TCT501 foi batizado oficialmente como 2012 TV e seu gráfico de máxima aproximação pode ser visto abaixo da imagem registrada pelo telescópio robótico.


Atenção: Um asteroide recém-descoberto na sexta-feira fará um voo rasante nas cercanias da Terra e passará neste domingo a apenas 256 mil km do planeta, dentro da órbita lunar. O objeto tem designação provisória de TCT 501 e deverá ser confirmado ainda neste sábado pelo MCP (Minor Planet Center).

Asteroide_TC_501
Clique para ampliar


De acordo com o astrônomo amador Leonid Elenin, o asteroide foi descoberto através de imagens do telescópio robótico do Tenagra Observatory, no Arizona, e as primeiras estimativas mostram que o objeto tem entre 25 e 45 metros.

Asteroide_2012_TV_TCT_501

O momento da maior aproximação ocorrerá neste domingo aproximadamente às 12hh30 BRT. As análises iniciais mostram que apesar da grande proximidade, não há risco de choque com a Terra ou com a Lua, mas é necessária a confirmação por parte do MCP para que os elementos orbitais estejam disponíveis para que seja feita uma análise mais detalhada, o que deve acontecer ainda neste sábado.


Foto: Imagem do asteroide TCT 501 (designação provisória), registrada pelo astrônomo amador Leonid Elenin a partir de imagens feitas com o telescópio robótico do ISON, no Novo México. Crédito: Leonid Elenin/ISON NM, Apolo11.com.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Quem não compreende um olhar, tampouco há de compreender uma longa explicação" - Provérbio Arabe