Quinta-feira, 05 fev 2009 - 16h00

Astrofísico acredita na possibilidade de vida em 38 mil planetas

Um estudo divulgado pela Universidade de Edimburgo, na Escócia, estima que pode existir vida inteligente fora da Terra em pelo menos 38 mil planetas. Os cálculos foram feitos por Ducan Forgan, astrofísico da Universidade.

A descoberta de mais de 330 planetas fora de nosso sistema solar nos últimos anos, ajudou a redefinir o provável número de planetas habitados por alguma forma de vida.

Porém, o contato com uma possível vida alienígena não é ressaltado no estudo. "Mesmo que existam formas de vida alienígenas, nós não necessariamente conseguiremos fazer contato com elas, e não temos nenhuma idéia de sua forma”, afirma Forgan.

O cientista criou uma simulação de uma galáxia parecida com a nossa, permitindo que ela desenvolva sistemas solares semelhante aos exoplanetas.

Na simulação foram utilizadas três hipóteses diferentes. A primeira parte da premissa de que o surgimento da vida é difícil, mas sua evolução é fácil. A segunda parte do princípio de que a vida pode surgir facilmente, mas sua evolução para vida inteligente seria difícil. E no terceiro caso, a vida poderia ter passado de um planeta para outro durante colisões de asteróides.

A descoberta de novos planetas aumenta cada vez mais a chance de encontrar formas de vida semelhantes às da Terra, mas algumas perguntas permanecem sem resposta. Qual o tempo entre a formação de um planeta e o surgimento das primeiras formas de vida?

Forgan afirma que temos que continuar partindo do princípio de que a Terra não é uma exceção."A vida em outros planetas pode ser tão variada como na Terra e não podemos prever como são as formas de vida inteligente de outros planetas, ou como elas se comportam", conclui o astrofísico.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Amargas são as lágrimas derramadas, mas ainda mais amargas são as que não se derramam" - Provérbio irlandês