Procure no Apolo11
Quarta-feira, 10 mai 2017 - 07h47
Por Rogério Leite

Astronauta europeu registra auroras gigantes sobre a Terra

As auroras polares são, sem sombra de dúvidas, um dos mais belos fenômenos naturais que acontecem na nossa atmosfera. Podem cobrir milhares de quilômetros do céu, mas essa amplitude só pode ser observada de um local muito privilegiado: a estação espacial.

Auroras vista do espaco
Auroras vista do espaco, registradas pelo astronauta Thomas Pesquet, a partir da Estação Espacial Internacional. Crédito: NASA.

Nesta cena, registrada no dia 27 de março de 2017 a partir da Estação Espacial Internacional, ISS, o engenheiro de voo Thomas Pesquet registrou toda a grandiosidade do fenômeno, justamente no momento em que a nave sobrevoava parte do norte da Europa, atingido por uma tempestade geomagnética.

O fenômeno das auroras ocorre quando as partículas carregadas do Sol atingem a magnetosfera da Terra e são desviadas na direção dos polos. Ali, na alta atmosfera da Terra, essas partículas ionizam os átomos de oxigênio e nitrogênio, que ao perderem a carga emitem fótons de cor verde e vermelho respectivamente.

Continua após a publicidade


"A visão noturna é simplesmente magnífica", disse Pesquet, ligado à Agência Espacial Europeia. "Havia poucas nuvens e as auroras eram tão intensas que simplesmente não dava pra da janelinha. Foi fantástico", explicou o astronauta.

imagens/2017/thumb_destaque_auroras_vistas_da_iss.jpg

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Eu achava que a política era a segunda profissão mais antiga. Hoje vejo que ela se parece muito com a primeira" - Ronald Reagan -