Procure no Apolo11
Sexta-feira, 27 mar 2009 - 07h48

Astronauta japonês testa roupas íntimas espaciais anti-suor

As missões espaciais que chegam com frequencia à Estação Espacial Internacional (ISS) enfrentam toda vez riscos e desafios. Mas nesse tipo de missão, os astronautas também precisam lidar com diferentes hábitos e seus próprios limites físicos, como por exemplo, a dificuldade de tomar um simples banho.

O astronauta japonês Koichi Wakata, que chegou à Estação Espacial na última terça-feira a bordo da Discovery, tem a tarefa de testar novas roupas íntimas espaciais desenvolvidas para absorver o suor e diminuir o mau cheiro.

Continua após a publicidade


Durante uma semana, Wakata não pôde trocar sua camiseta, meias e cueca para testar os novos trajes.

As peças são fabricadas em material que contém fios de polímeros anti-bactericida e foram criadas por pesquisadores da Universidade Feminina do Japão em conjunto com outras cinco fabricantes de roupas japonesas. Além de absorver o suor e outros líquidos, as roupas secam em questão de minutos.

No espaço, os astronautas trocam de roupa em geral apenas a cada três dias, porque não há água suficiente para lavar as peças na Estação. Os banhos acontecem só com a ajuda de esponjas úmidas.

Com as missões cada vez mais longas, os cientistas estão buscando maneiras de diminuir o desconforto e fazer com que as roupas possam ser usadas por mais tempo.

Wakata ainda cumpre outras 16 tarefas inusitadas escolhidas entre mais de 1.500 sugestões enviadas pelo público a Agência de Investigações Aeroespaciais do Japão. Entre as provas está pingar um colírio nos olhos em gravidade zero.

Foto:O astronauta japonês Koichi Wakata testo novas roupas íntimas espaciais desenvolvidas para absorver o suor e diminuir o mau cheiro. Crédito: Nasa.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Eu achava que a política era a segunda profissão mais antiga. Hoje vejo que ela se parece muito com a primeira" - Ronald Reagan -