Procure no Apolo11
Quarta-feira, 19 nov 2008 - 15h27

Astronauta perde bolsa de ferramentas no espaço

Nesta terça-feira, a astronauta Heidemarie Stefanyshyn-Piper e seu colega Stephen Bowen realizaram a primeira caminhada espacial da missão atual da Endeavour.

Astronauta Heidemarie Stefanyshyn-Piper

Continua após a publicidade


O trabalho era manual: consertar um mecanismo giratório dos painéis solares no lado externo na Estação Espacial Internacional (ISS).

Quando tudo parecia correr bem, uma bolsa de ferramentas se soltou, após a explosão de um aplicador de graxa. O acidente aconteceu quando a astronauta Heidemarie Stefanyshyn-Piper tentava limpar e liberar uma junta emperrada na ISS.

Este é um dos maiores objetos já perdidos no espaço durante operações em passeios espaciais.

A astronauta conta que inicialmente, a graxa se espalhou pela câmera de vídeo e suas luvas. Depois de conseguir limpar tudo, a bolsa de ferramentas, do tamanho de uma mochila, escapou de suas mãos e flutuou rumo ao infinito.

Apesar do imprevisto, a primeira etapa dos trabalhos foi concluída após sete horas. Esta foi a primeira caminhada espacial de Stefanyshyn-Piper nesta missão, mas não a primeira em sua carreira, que já conta com três atividades extraveiculares em missões anteriores.

Foto: Astronauta Heidemarie Stefanyshyn-Piper, em foto oficial da Nasa. Heidemarie nasceu em 7 de fevereiro de 1963 e se tornou mestre em engenharia mecânica em 1985. Crédito: Nasa.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Servidores públicos são como livros numa estante: Quanto mais altos nas prateleiras, menos servem" - Paul Masson -