Domingo, 24 jun 2012 - 11h31

Astronautas chineses fazem primeiro acoplamento manual no espaço

A agência espacial da China realizou neste domingo o primeiro acoplamento manual entre a cápsula Shenzou 9 e o módulo experimental Tiangong 1, precursor da estação espacial chinesa. Esta é segunda vez que os dois módulos são acoplados, comprovando a capacidade do país neste tipo operação.

A união entre os dois módulos ocorreu às 01h48 pelo horário de Brasília (04h48 UTC), alguns minutos após o desengate dos anéis que mantinham as duas naves atracadas desde 18 de junho. Naquela ocasião a Shenzou 9 uniu-se a plataforma orbital chinesa de modo automático, sem qualquer intervenção humana.

Antes do acoplamento de hoje, realizado de modo totalmente manual, a Shenzhou 9 se afastou por cerca de 400 metros da Tiangong e realizou pequenas manobras de correção, comandadas pelos astronautas Liu Wang, Jing Haipeng e Liu Yang.

Após o acoplamento os astronautas entraram novamente na estação espacial, onde deverão realizar novos testes e experimentos científicos.

As duas naves deverão permanecer conectadas por mais quatro dias. Em 28 de junho a Shenzou 9 se despede da Tiangong 1 e no dia seguinte regressará à Terra.


Foto: No topo, astronautas chineses em configuração de acoplamento, realizado pela segunda vez em menos de 1 semana. No vídeo, o acoplamento entre a Tiangong 1 e Shenzou-9, ocorrido em 18 de junho de 2012. Créditos: Xinhua, Apolo11.com.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Quem não compreende um olhar, tampouco há de compreender uma longa explicação" - Provérbio Arabe