Procure no Apolo11
Terça-feira, 13 out 2009 - 07h08

Astronautas fotografam incêndio no Parque Nacional de Yellowstone

A temporada de incêndios florestais de verão/outono no oeste dos EUA ainda está em plena atividade e diversos focos são observados pelos satélites de sensoriamento remoto e pelos astronautas no espaço. Um exemplo é o incêndio de Arnica, no Parque Nacional de Yellowstone, registrado pela tripulação a bordo da Estação Espacial Internacional, ISS.


Clique para ampliar

O incêndio teve início após a queda de um raio sobre a vegetação seca próxima ao lago Yellowstone no dia 13 de setembro (2009). Quando foi detectado em 23 de setembro as chamas ainda cobriam apenas 20 mil metros quadrados da floresta, o equivalente a dois campos de futebol. No dia seguinte, quando foi fotografado pelos astronautas, as chamas já haviam queimado 100 mil metros quadrados e a última medição feita em 1 de outubro dava conta de quase quatro milhões de metros quadrados consumidos, uma área igual a 400 campos de futebol.

A cena é altamente oblíqua e inclinada, feita quando o complexo espacial orbitava a região do lago Winnipeg, em Manitoba no Canadá a 350 km de altitude e 1200 quilômetros a nordeste do incêndio. A cena mostra importantes feições da região, entre elas os lagos Yellowstone e Jackson vistos no centro e a cadeia das Montanhas Teton, no Parque Nacional do Grand Teton. A cena também revela a direção sudeste dos ventos que empurram a densa fumaça, que pode ser vista refletida nas águas do lago Yellowstone.

Continua após a publicidade



Clique para ampliar


Outra cena registrada do incêndio de Arnica foi captada pelo espectrômetro de resolução moderada MODIS a bordo do satélite de sensoriamento remoto Aqua. A imagem mostra a extensão da área coberta pela fumaça e junto com foto oblíqua obtida pela tripulação da ISS forneceu aos pesquisadores informações bastante relevantes sobre a estrutura vertical da pluma.

O Parque
O Parque Nacional de Yellowstone se localiza entre os Estados de Wyoming, Montana e Idaho, no oeste dos EUA e é o mais antigo parque nacional no mundo. Com 9 mil quilômetros quadrados, a maior parte dele no noroeste de Wyomingm, o parque é conhecido por sua rica variedade de vida selvagem e fontes termais. O Yellowstone é um dos maiores ecossistemas de clima temperado ainda restantes no planeta.


Fotos: No topo, incêndio de Arnica registrado pela tripulação 20 da Estação Espacial Internacional em 24 de setembro de 2009. Para fazê-la foi empregada uma máquina digital equipada com lente de 800 milímetros. Acima, imagem captada pelo satélite Aqua em 27 de setembro de 2009. Créditos: Nasa/Image Science & Analysis Laboratory, Johnson Space Center/Modis Rapid Response Team/Jeff Schmaltz.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Eu achava que a política era a segunda profissão mais antiga. Hoje vejo que ela se parece muito com a primeira" - Ronald Reagan -