Segunda-feira, 30 mar 2009 - 09h03

Astronautas realizam pela primeira vez testes de proteção planetária

Uma experiência inédita foi realizada durante a recente missão dos astronautas da Discovery na Estação Espacial Internacional (ISS).

Pela primeira vez, foi feito um teste para checar a existência de micróbios nas roupas dos astronautas antes de saírem para o espaço e ao retornarem para a ISS.

Um aparelho denominado LOCAD-PTS, uma espécie de um microlaboratório capaz de fazer exames biológicos, possibilitou os testes chamados de "proteção planetária".

O teste é uma preparação para o futuro, quando astronautas poderão, por exemplo, caminhar pelas areias de Marte sem o risco de contaminar o planeta com microorganismos da Terra.

Uma importante tarefa das missões exploratórias de Marte será trazer amostras para estudo que estejam totalmente livres de contaminação.

Durante a missão da semana passada, o módulo S6, parte do núcleo central da ISS, que foi instalado, passou por testes com o biochip antes de ser enviado para o espaço.

O aparelho mostrou a presença de uma pequena quantidade ou de nenhuma bactéria em cada um dos 15 pontos analisados. Foi detectado glucano, um indicador da presença de fungos ao longo do módulo. Já no espaço, o instrumento analisou as luvas dos astronautas e condições de possível contaminação.

Os resultados finais dos testes serão avaliados em Terra pela Nasa.

Foto: Imagem divulgada pela Nasa mostra os pontos das luvas que foram testados em busca de contaminação. Crédito: Nasa.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Os homens deveriam fazer com suas esperanças o que fazem com suas galinhas: cortar suas asas para que não possam fugir voando" - Lorde Halifax