Quinta-feira, 4 mar 2010 - 09h04
Oito horas após o megaterremoto que atingiu o Chile em 27 de fevereiro, astronautas da Estação Espacial Internacional, ISS, sobrevoaram a região do desastre e registraram diversos detalhes das cidades de Concepción e Hualpen, seriamente afetadas pelo intenso tremor de 8.8 graus de magnitude.
Clique para ampliar Apesar da imagem não apresentar detalhes individuais de destruição, alguns indicadores são facilmente observáveis, principalmente na imagem em alta resolução, captada de uma altitude de 340 quilômetros. Na cena, uma nuvem de fumaça escura é visível na no canto inferior esquerdo, próxima a uma refinaria de petróleo na cidade de Hualpén. No lado inferior direito, partes do leito de uma estrada sobre uma das pontes do Rio Biobío parecem ter desmoronado com o tremor.
Uma nuvem de fumaça branca também é vista à direita da imagem, localizada acima do prédio da Universidade de Concepción.
Normalmente, essa zona apresenta sismicidade de moderada a forte devido ao constante mergulho e compressão entre as placas. O maior terremoto ocorrido nos últimos 200 anos, de 0.5 graus em maio de 1860, foi registrado exatamente nessa interface geológica, a apenas 230 quilômetros ao norte do terremoto de fevereiro de 2010.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"A medida que se depravam os costumes, multiplicam-se as leis" - Macróbio, século V -