Domingo, 28 out 2007 - 15h47

Astronautas saem da ISS e movem viga de 17 toneladas no espaço

Astronautas da missão STS-120 do ônibus espacial Discovery completaram na tarde domingo o segundo passeio ao redor da ISS, Estação Espacial Internacional, desconectando com sucesso uma viga-mestre de 17 toneladas e dando início a um delicado processo de transferência de um dos gigantescos painéis solares, que deverá ser movido de posição.

O trabalho foi realizado pelos astronautas Scott Parazynski e Daniel Tani, que durante mais de seis horas permaneceram no espaço exterior desconectando os diversos cabos e abraçadeiras que prendiam a enorme viga ao corpo principal da ISS. O trabalho foi auxiliado pela astronauta Stephanie Wilson e seu colega Doug Wheelock, que de dentro da ISS operaram o braço robótico que auxiliou na tarefa de sustentar e conduzir a enorme peça.

A instalação do painel solar no novo local deverá ser feita na próxima terça-feira, durante a terceira EVA - Atividade extraveicular - da missão. O evento também será transmissão ao vivo pela Nasa-TV, retransmitida pelo Apolochannel.

Em breve, Parazynski e Tani também deverão instalar novos equipamentos do lado externo do módulo Harmony, uma câmara do tamanho de um ônibus escolar, que foi entregue à ISS pela atual missão e montado durante o primeiro passei espacial.

Outra missão dos astronautas será instalar uma espécie de prendedor no módulo Harmony. O dispositivo permitirá ao braço robótico da ISS mover o módulo Harmony da atual posição temporária para seu lugar definitivo. Essa operação será feita na outra semana, após a Discovery ter deixado a ISS e retornado à Terra.


Hormony
Quando Harmony estiver definitivamente fixado, permitirá que outros módulos se conectem a ele, entre eles o laboratório Columbus, da ESA, Agência Espacial Européia, e o módulo Kibo, da JAXA, a Agência espacial japonesa. Columbus deverá se conectar à Harmony em dezembro e Kibo no início de 2008.

Harmony é um módulo de fabricação italiana. Conhecido anteriormente como Node-2, é uma espécie de "concentrador" que proverá energia elétrica e conexão de dados entre os diversos componentes que compõe a ISS. Uma vez finalizada as instalações de Harmony, a Nasa deverá declarar completada mais uma fase da ISS, prevista para até o final do ano.

Fotos: No topo, oas astronautas Tani e Parazynski deixam a ISS para executar o trabalho de soltar a viga mestre. Acima o módulo italiano Harmony, no momento em que chegava ao Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"O homem tem de estabelecer um final para a guerra, senão a guerra irá estabelecer um final para a humanidade" - John Kennedy