Terça-feira, 28 jul 2009 - 09h34

Astrônomo registra passagem da Estação Espacial na frente do Sol

Quase todos os que gostam de olhar para o céu já viram a Estação Espacial Internacional cruzar o céu noturno, refletindo os raios de Sol. Sem dúvida é um espetáculo bastante apreciado e facilmente calculado. Bem mais difícil é registrar o momento exato em que o complexo orbital, acoplado ao ônibus espacial, cruza o disco solar.


Clique para ampliar

E foi exatamente isso que o astrofotógrafo Thierry Legault fez no último dia 26 de julho na cidade de Orleans, na França, onde o esperou durante horas o momento exato para registrar a magnífica passagem da Estação Espacial Internacional e do ônibus espacial Endeavour, que acoplados transitaram magnificamente pelo Sol.

Devido ao tamanho aparente do Sol e velocidade da ISS, o tempo de passagem das naves é extremamente rápido, o que torna impossível o disparo da câmera no momento exato em que ocorre o evento. Sabendo disso, Legault programou sua câmera para que uma série de disparos fosse feito alguns segundos antes do momento previsto e continuasse "clicando" até alguns instantes depois da passagem. Assim, teria certeza de que pelo menos um dos frames capturasse o trânsito da ISS.

O resultado da sequência de fotos foi o registro da silhueta do ônibus espacial acoplado à ISS, onde até mesmo o braço robótico Canadarm aparece claramente próximo ao compartimento de cargas da Endeavour.


Clique para ampliar

"Eu não tinha certeza se o ônibus espacial seria visível ou se o ângulo de captura seria bom, mas quando observei os frames na tela do computador fique simplesmente maravilhado", disse Legault, que fez 16 fotos sequenciais para registrar o evento.

A ISS - Estação Espacial Internacional - orbita a Terra a 345 km de altitude. Viajando a 27700 km/h o complexo orbital executa uma revolução cada 92 minutos e sua passagem frente ao disco solar levou apenas 0.7 segundo.

Apesar da imagem de Legault mostrar a ISS passando na frente do Sol, a aparente proximidade entre ambos é apenas visual. Enquanto a ISS está a apenas 345 quilômetros de distância, o Sol está bem mais longe, a 150 milhões de quilômetros, cerca de 440 vezes mais distante.

Rastreie a Estação Espacial
Saiba onde está a Estação Espacial e quando ela poderá ser vista sobre sua cidade Satview!



Fotos: No topo, a cena mostra a silhueta da ISS e o ônibus Endeavour acoplados durante a missão STS-127. Acima o astrofotógrafo Thierry Legault com seu equipamento na Flórida, se preparando para fazer algumas fotos semelhantes da missão STS-125. Créditos: SpaceWeather/Album pessoal de Legault.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"A recordação da alegria não é mais alegria / enquanto a recordação da dor é dor ainda" - Byron