Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Quinta-feira, 2 mar 2017 - 08h37
Por Rogério Leite

Astrônomos brasileiros descobrem novo cometa na orbita do Sol

O novo objeto foi descoberto pela equipe do Observatório SONEAR, em Minas Gerais, e está neste momento a 482 milhões de km da Terra. O cometa tem orbita parabólica e deve atingir a máxima aproximação do Sol em julho.

Cometa C/2017 D2 (Barros)
Gráfico mostra a posição orbital do cometa C/2017 D2 (Barros) alguns dias depois de descoberto.

Batizado de C/2017 D2 (Barros), o novo cometa foi pela primeira vez observado em 23 de fevereiro de 2017 pelo astrônomo João Ribeiro Barros e oficialmente confirmado pelo Minor Planet Center, MCP, em 1 de março de 2017.

Este é o quinto cometa descoberto pela equipe do SONEAR, observatório privado situado na cidade de Oliveira, MG, e mantido com recursos próprios pelos astrônomos Cristovão Jacques, Eduardo Pimentel e João Ribeiro Barros, autor da descoberta recente.

C/2017 D2 (Barros) é um objeto de orbita parabólica, de muito longo período, com inclinação da orbita de 31 graus e que deve se aproximar ao máximo do Sol em 12 de julho de 2017, quando chegará a 375 milhões de km da estrela.

Atualmente, Barros está entre as orbitas de Marte e Júpiter, a 482 milhões de km da Terra. Por ter uma orbita extremamente grande, similar a uma parábola, após passar pelo Sol seguirá para fora do Sistema Solar.







Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Um político é capaz de qualquer coisa para permanecer - até mesmo tornar-se um patriota - William R. Hearst