Sexta-feira, 28 fev 2020 - 08h45
Por Rogério Leite

Astrônomos confirmam: a Terra pode ter uma nova minilua passageira

Pesquisadores do Centro Catalina, nos EUA, observaram um novo objeto que está na orbita da Terra. O objeto é provavelmente de origem natural - não é lixo espacial - e possivelmente está orbitando a Terra há cerca de três anos.

Modelagem mostra o objeto 2020 CD3 na orbita da Terra. O resultado revela diversos saltos para cima e para baixo do  plano orbital, movendo-se milhões de quilômetros para longe da Terra antes de voltar a apenas milhares de quilômetros. Crédito: Tony Dunn.
Modelagem mostra o objeto 2020 CD3 na orbita da Terra. O resultado revela diversos saltos para cima e para baixo do plano orbital, movendo-se milhões de quilômetros para longe da Terra antes de voltar a apenas milhares de quilômetros. Crédito: Tony Dunn.

Como se sabe, a vizinhança da Terra é um lugar bastante movimentado, com muitas rochas, grandes e pequenas. Algumas vezes esses objetos se aproximam bastante e são incendiados na atmosfera. Outras vezes acabam capturados pela gravidade e permanecem em orbita por um período. Esse pode ser o caso da nova pequena minilua observada.

Batizada como 2020 CD3, a rocha espacial tem entre 1.9 e 3.5 metros e foi avistada pelos astrônomos Kacper Wierzchos e Theodore Pruyne, ligados ao Observatório de Monte Lemmon, do Catalina Sky Survey, em 15 de fevereiro de 2020.


O Centro de Planetas menores da União Astronômica Internacional compartilhou uma circular discutindo as observações recentes e pediu que mais astrônomos amadores se envolvam na observação e descreveu o objeto como uma rocha que está temporariamente capturada pela Terra.

Utilizando softwares de modelagem orbital, o astrônomo amador Tony Dunn reconstruiu os movimentos do objeto nos últimos três anos. De acordo com os resultados, há uma interação extremamente complexa entre o sistema gravitacional Terra-Lua e a rocha capturada, revelando diversos saltos para cima e para baixo no seu plano orbital, movendo-se milhões de quilômetros para longe da Terra antes de voltar a apenas milhares de quilômetros.


Segundo Dunn, a potencial minilua não deverá ficar prisioneira do nosso planeta por muito tempo. A modelagem sugere que 2020 CD3 deixará a órbita da Terra em abril de 2020.

Se novas medidas astrométricas confirmarem, o 2020 CD3 será a segunda minilua após a captura de 2006 RH120. Esse objeto tinha aproximadamente o mesmo tamanho de 2020 CD3 e orbitou a Terra entre setembro de 2006 e junho de 2007.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.









Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2020

"Às vezes, quando pensamos caçar, nós é que estamos sendo caçados" - Provérbio espanhol -