Quinta-feira, 9 jul 2009 - 10h47

Astrônomos descobrem as mais distante supernovas do Universo

Astrônomos americanos descobriram a mais distantes supernovas já observadas no universo, restos de explosões de estrelas gigantes com 50 a 100 vezes a massa do Sol e que ocorreram há 11 bilhões de anos.


Clique para ampliar

Os cientistas afirmam que essas supernovas ocorreram quando o universo tinha apenas 2,7 bilhões de anos. O grupo de astrônomos da Universidade da Califórnia detectou as supernovas comparando imagens de uma mesma região do céu captadas entre 2003 e 2006.

Os estudiosos buscavam galáxias, que se tornam mais brilhantes, o que pode indicar a grande quantidade de energia liberada por uma supernova. O astrônomo Jeff Cooke, líder do estudo, sobrepôs então todas as imagens captadas durante a temporada e fez a comparação com imagens sobrepostas em outros anos.

"É como se faz para aumentar a duração da abertura do obturador na fotografia: uma pose mais longa permite coletar mais luz", explicou o astrônomo.

Observações recentes com o telescópio Keck, instalado no Havaí, permitiram confirmar que os rastros luminosos eram compatíveis com uma supernova.

A nova técnica poderá contribuir no futuro para a descoberta de outras estrelas de bilhões de anos.

As supernovas deixam elementos químicos que contribuem para a formação de novas estrelas e planetas. Os cientistas esperam que o estudo das primeiras supernovas ajude a entender melhor a formação e a evolução das galáxias. O trabalho foi publicado na revista científica britânica Nature nesta quarta-feira.


Foto: A cena mostra uma dos frames que foram usados na detecção das novas estrelas. Crédito: Instituto de Tecnologia da da California/Caltech.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"O homem tem de estabelecer um final para a guerra, senão a guerra irá estabelecer um final para a humanidade" - John Kennedy